Convidamos você essa semana a buscar momentos de gratidão pela pessoa ou pelas pessoas que compartilham a sua vida. Alguém que você aprecie profundamente a presença. Você pode se sentir grato por a outra pessoa estar viva e ter estado ao seu lado durante momentos muito difíceis.
No texto dessa semana (clique aqui), Thay nos convida a praticar a criação do nosso Sutra do Coração. Através dessa prática seremos capazes de atravessar da margem da raiva e do sofrimento para a margem da paz e da libertação. É uma prática fácil mas eficaz para nos ajudar a sermos mais felizes e termos mais momentos de iluminação.
Leia o texto (clique aqui), aprenda e pratique.
Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.
A paz é o caminho
Se você participou dos retiros que aconteceram ano passado no Rio e São Paulo ou assistiu a uma das palestras, te convido a ouvir uma canção clicando abaixo. Mesmo se você não participou dos eventos citados vale a pena ouvir em uma voz afinada e doce, a Irmã Jóia, monja de Plum Village, cantando uma música lindíssima chamada Peace is the Way (A paz é o caminho). E se você entende inglês, sugiro prestar atenção na letra que é muito profunda.
- Agradecimentos especiais ao Marcelo do site paraserzen.blogspirit.com.
Thich Nhat Hanh retorna ao Vietnã para o Dia do Vesak
VietNamNet Bridge - Thich Nhat Hanh e sua delegação de Plum Village está no Vietnã para as grandes celebrações do Dia do Vesak, o nascimento do Buda, agendadas para os dias 13 a 17 de maio.
Ele e sua delegação planejam algumas palestras sobre budismo e um curso de sete dias em Hanói, antes das celebrações. Depois de chegar ao Vietnã no dia 27 de abril, Thay partiu para o monastério Bat Nha em Bao Loc, para palestras.
Durante a celebração do Vesak, ele organizará cursos de meditação na capital e visitará os pagodes de Ha Long Bay and Huong. Depois da grande celebração eles visitarão as províncias centrais de a cidade de Ho Chi Minh City onde também haverá palestras. A delegação volta para a França no final de Junho.
- (Fonte: VNA)
Perguntas Frequentes
P: Eu nasci cristão. Eu tenho de abandonar minha fé para receber os Cinco Treinamentos da Plena Consciência formalmente?
Irmã Chân Không: Uma árvore sem raízes não pode sobreviver; você não poderá crescer bem espiritualmente se você não tiver raízes. Você não deve abandonar suas raízes religiosas. Por favor, pratique a plena consciência como base tendo os Cinco Treinamentos da Plena Consciência como guia. Com a plena consciência você pode observar em profundidade as raízes de sua tradição e descobrir nela muitas jóias maravilhosas. Você deve redescobrir as linhas mestras de sua própria tradição que você pode compartilhar com seus amigos cristãos e não cristãos.
- Irmã Chân Không é uma das primeiras colaboradoras do Thay e organizadora central das atividades em Plum Village
Alegria do Buda
Primeiro você entende o Dharma com seus pensamentos. Se você o entende, irá praticá-lo. Se você praticá-lo, começará a vê-lo. E quando você o vê, você é o Dharma, e terá a alegria do Buda.
- Ajahn Chan é um grande monge budista que viveu na Tailândia e passava a maior parte de seu tempo na floresta meditando.
Sobre o Thay
Thich Nhat Hanh é monge budista vietinamita, poeta e ativista dos direitos humanos. Em 1967 foi indicado ao
Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King. É o autor de mais de 60 livros.
Mora em Plum Village, um centro de meditação na França e viaja por todo o
mundo conduzindo retiros na arte de viver em plena consciência.