Contribuições Budistas para a Construção de uma Sociedade Justa, Democrática e Civil
No recente retiro realizado no Vietnã, em maio desse ano, Thich Nhat Hanh falou em um evento promovido pela ONU sobre as contribuições budistas para a construção de uma sociedade justa, democrática e civil. O texto (clique aqui) foi trazido e traduzido pela Denise Kato da Sangha Plena Consciência que participou do evento.
Nessa palestra Thay fala sobre guerra e cura, justiça social, budismo engajado e desenvolvimento. Aborda também a resposta budista às mudanças climáticas e a problemas familiares, educação e nos dá uma excelente visão de como o budismo e seu aprendizado se enquadram nessa era digital onde a Internet pode nos trazer o Dharma mas também muito sofrimento.
Leia o texto (clique aqui) e aprenda.
Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.
Retiro no Vietnã (parte 1)
Quando soube que a Denise Kato da Sangha Plena Consciência de São Paulo iria ao Vietnã acompanhar a visita de Thich Nhat Hanh e participar do retiro, fiquei muito feliz e surgiu a idéia de convidá-la para ser nossa repórter no evento. Inicialmente pensei que ela poderia mandar relatos semanais direto do Vietnã que divulgaríamos para todos através do blog e do e-mail. Infelizmente as condições técnicas não permitiram que as "matérias" viessem diretamente de lá, mas agora que ela retornou está nos escrevendo suas impressões sobre o evento.
Vamos aos poucos publicar o relato dela sobre essa incrível viagem. Creio que você vai gostar tanto quanto eu, porque o estilo dela é muito gostoso de ler, muito pessoal e nos transporta diretamente à Sangha e ao Thay. Aproveite.
"Foi com imensa gratidão e alegria que acompanhei a Sangha de Plum Village durante a visita de Thây ao Vietnã, em maio último. Foram 21 dias de viagem, divididos em três etapas: um retiro de plena consciência, a Conferência das Nações Unidas para o Dia do Vesak, e um tour precioso organizado pela Irmã Chân Không para conhecermos - ao vivo e em cores - o budismo engajado ensinado por Thây, principalmente nas áreas de assistência social e educação. (...)"
Para ler o texto completo clique aqui.
Movimento Viver Consciente - Ação Social
Como já divulgado, a primeira ação social da Sangha Viver Consciente acontecerá na Casa de Ana Maria em Japeri no dia 28 de junho a tarde onde proporcionaremos palestras, vivências, atendimento em Shiatsu, auricoloterapia para gestantes, Yoga, conversa com idosos, contatos informais com carinho, entre outros. A partir das 16hs haverá uma festa junina.
Na próxima 3a feira, depois da reunião da Sangha, haverá reunião para organização final do evento. Todos são convidados a participar. Contamos com a sua ajuda compartilhando seu tempo, suas habilidades e recursos.
Uma Xícara de Chá
Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade
que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.
Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou
a enchê-la, derramando chá pela borda.
O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:
"Está muito cheio. Não cabe mais chá!"
"Como esta xícara," Nan-in disse, "você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?"
Dividindo a prática
A melhor maneira de dividirmos nossa prática com nossa família é através do nosso modo de viver, não através de nossas palavras.
- Thich Nhat Hanh