Perguntas Freqüentes sobre os Treinamentos
Os Cinco Treinamentos são a essência da prática budista e devemos estudá-los e recitá-los com freqüência. Eles são um guia que nos ajudam em nosso caminho espiritual.
Nessa semana, enviamos texto da monja Chân Không (clique aqui), assistente de Thich Nhat Hanh nos últimos 40 anos, onde ela responde às perguntas mais comuns sobre os Cinco Treinamentos que surgem durante os retiros. Lembro que em setembro haverá retiros no Rio e São Paulo, com monges do monastério Deer Park, onde os que desejarem poderão receber os Treinamentos e se tornarem alunos do Thay.
Vale a pena ler (clique aqui) e aprofundar seus conhecimentos sobre a prática budista.
Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.
Grupo de estudo em Natal
O grupo de estudo em Natal está se consolidando cada vez mais. Liderado pelo Antonino Condorelli, o grupo tem estudado e praticado segundo a tradição do Thich Nhat Hanh.
O Antonino, que inclusive participou recentemente de um retiro com Thay na Itália, criou uma ONG que estará trabalhando em três comunidades rurais do interior do Rio Grande do Norte a partir de janeiro de 2009. Além deste projeto, existe uma séria possibilidade implementar um micro-projeto de educação ambiental, um projeto amplo levado adiante por 11 entidades italianas sobre gestão sustentável dos recursos naturais e segurança alimentar em vários países da América Latina e, finalmente, de fazer parte de um circuito de turismo responsável no Nordeste do Brasil.
São muitas iniciativas de quem parou de se comportar como vítima e começou a agir para o benefício dos outros seres. Para conhecer mais entre no blog da Rede Brasileira de Budistas Engajados (http://budistasengajados.blogspot.com).
Transitoriedade
Certa vez, uma pequena onda do oceano percebeu que ela não era igual às outras ondas e disse:"Como sofro! Sou pequena, e vejo tantas ondas maiores e poderosas do que eu! Sou na verdade desprezível e feia, sem força e inútil..."Mas outra onda do oceano lhe disse:"Tu sofres porque não percebes a transitoriedade das formas, e não enxergas tua natureza original. Anseias egoísticamente por aquilo que não és, e mergulhas em auto-piedade!""Mas," replicou a pequena onda,"se não sou realmente uma pequena onda, o que sou?""Ser onda é temporário e relativo. Não és onda, és água!""Água? E o que é água?""Usar palavras para descrevê-la não vai levar-te à compreensão. Contemples a transitoriedade à tua volta, tenhas coragem de reconhecer esta transitoriedade em ti mesma. Tua essência é água, e quando finalmente vivenciares isso, deixarás de sofrer com tua egóica insatisfação..."
Importância do Consumo Consciente
Se você quer mudar o governo, não se foque em mudar o governo, você não vai chegar a lugar nenhum. Você tem que mudar as corporações, porque o governo é apenas um peão das corporações. Bem, se você quer mudar as corporações, tem que mudar os consumidores. É aqui que a responsabilidade para, conosco. Somos os consumidores. Não somos mais cidadãos, somos consumidores. Somos aqueles que alimentam as corporações que alimentam o governo. Portanto somos aqueles que tem que mudar. Portanto, uma vez que você descobre que é o responsável, que somos parte do problema, então finalmente você pode ser parte da solução.
- Yvon Chouinard
Não force os outros
Você não pode forçar os outros a ter o seu insight. Você pode forçá-los a aceitar sua idéia, mas então será simplesmente uma idéia, não um insight verdadeiro. Insight não é idéia. A maneira de compartilhar seu insight é ajudar a criar as condições de forma que os outros possam ter o mesmo insight, através da própria experiência, não apenas ouvindo o que você diz. Isto toma paciência e requer habilidade.
- Thich Nhat Hanh