A Linguagem do Verdadeiro Amor
Provavelmente existem pessoas com quem você tem
dificuldade de se relacionar. Talvez existam ressentimentos. Contudo precisamos nos dedicar à prática de abrir e
restabelecer a comunicação. Expresse sua disposição, seu desejo de fazer as
pazes quem você teve alguma dificuldade de relacionamento. Peça a ela que lhe dê apoio.
Thich Nhat Hanh no texto de hoje (
clique aqui) diz que existem muitas maneiras de se
comunicar, e a melhor delas é demonstrando que você não guarda nenhum
sentimento de raiva ou reprovação. Você mostra que entende e
aceita a outra pessoa, e transmite isso a ela não apenas através de
palavras, mas também com o seu jeito de ser com os olhos cheios de
compaixão e as ações repletas de ternura. Quando você começa a mudar, torna-se capaz de
restabelecer a comunicação, e a outra pessoa naturalmente se modifica.
Vale a pena
ler o texto clicando aqui e depois compartilhe seu insight conosco em nosso blog. Basta
clicar aqui.
Ciclo de Diálogos
O Centro de Estudos Budistas Bodisatva e o Mosteiro Sakya convidam para o Ciclo de Diálogos:
Ação e Educação no século XXI entre os dias
19 e 21 de julho. Os temas serão: gestão e sustentabilidade, re-educando a saúde, educação e lucidez, paz e ação social, ética e responsabilidade universal.
O evento acontecerá no Colégio Zaccaria, na rua do Catete 113, Rio de Janeiro. Para mais informações envie e-mail para
rio@cebb.org.br.
Seminário com Hermógenes: Jesus e Buda Irmãos
Baseado no
livro de Thich Nhat Hanh, o professor Hermógenes (um dos precursores da Yoga no Brasil), Victor Caruso (membro da Ordem Interser de Thich Nhat Hanh), Dr. Enio Burgos (diretor da Associação Meditar) e Ana Fonseca (da Comunidade Mundial de Meditação Crsitã) farão parte de um evento com
palestra e vivências do dia
29 a 31 de julho no Rio de Janeiro no Espaço Zen Rio Ativa, na Av. Presidente Vargas 2000, no Centro. As incrições custam R$ 350,00 (até 15/7) e R$ 400,00 após essa data.
Para mais
informações e inscrições mande mensagem para
contato@cienciameditativa.com
Você é a Chama na Ponta da Vela: Meditação pelas vítimas no Japão
Foi exatamente há 3 meses atrás que o tsunami atingiu a costa Nordeste do Japão. Vamos respirar em plena consciência, retornar a nós mesmos e estar com as vítimas diretas desta catástrofe gigantesca.
Vamos dizer a nossos amigos lá, àqueles que sobreviveram à catástrofe, que nós estamos com eles, que sofremos com eles, e que necessitamos de sua coragem e perseverança para mantermos nossa esperança. Durante a Guerra do Vietnã, eu mesmo estive próximo do desespero em muitos momentos. O vilarejo de Tra Loc, perto da zona desmilitarizada separando o Vietnã do Norte do Vietnã do Sul, foi reconstruida por nossos trabalhadores sociais budistas, depois de ter sido destruida pelas bombas americanas apenas porque tinha sido momentaneamente ocupado pelo lado inimigo. Nossos jovens monásticos e laicos a reconstruiram, para vê-la destruida uma segunda vez. "Devemos reconstrui-la de novo?" os trabalhadores sociais perguntaram. "Sim, temos de reconstrui-la", respondi. O vilarejo de Tra Loc foi destruido cinco vezes, e cinco vezes nós o reconstruimos. Nós tinhamos de fazer isso, pois senão teríamos permitido ao desespero dominar-nos. Os jovens vieram até mim e perguntaram "Thay, você acha que a guerra vai terminar algum dia?" Não podíamos perceber nenhum sinal de que o fim da guerra estava próximo. Ainda não podíamos ver o fim do túnel. Mas para proteger-nos do desespero eu disse "Meus queridos, o Buda disse que tudo é impermanente. A guerra também é impermanente. Não pode durar para sempre. Vai terminar, um dia. Então vamos confiar no Buda."
Queridos irmãos e irmãs, por favor não percam a esperança. Sabemos que vocês estão fazendo o seu melhor. Não somente por vocês, mas por suas crianças, por seu povo, e também por nós. Também precisamos de esperança. Sua coragem e compaixão vai nos auxiliar a manter nossa humanidade e esperança. A situação está realmente difícil. Mas o mundo está com vocês. Nós estamos com vocês. O tsunami nos atingiu a todos.
Vocês são a chama na ponta da vela. Está quente. Este calor nos lembra a todos que nossa mãe, a Terra, está pedindo ajuda. E vocês brilham como uma luz para todos nós. Precisamos desta luz para não sermos tragados para o reino das trevas e do esquecimento. Vocês são filhos do Buda, filhos de Deus. Por favor permitam que a compaixão e a coragem sejam seus guias. Nós precisamos de vocês. E tentamos estas presentes para vocês de todas as maneiras que podemos.
Queridos irmãos e irmãs em todas as partes, por favor se voltem à respiração. Vamos respirar em plena consciência para perceber o que está acontecendo, e fazermos o melhor para presevar nossa humanidade.
-Thich Nhat Hanh (trad. Marcelo Abreu)