Quarta, 7 de março de 2012

Transmissão



Sugerimos nessa semana um texto de psicologia budista (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh descreve a transmissão das sementes da consciência armazenadora de geração a geração.

Ele nos mostra que a maneira de preservarmos nossos filhos e as futuras gerações é cuidar de nós aqui e agora. Essa consciência também nos ajuda a nos reconciliar com nossos antepassados.

É um excelente texto (clique aqui). Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro de Verão em Plum Village



Estão abertas as inscrições para o retiro de verão em Plum Village na França, com Thich Nhat Hanh. O retiro acontecerá entre 6 de julho e 3 de agosto. O tempo de permanência mínima é 1 semana. Os valores variam de 330 euros a 500 euros por semana dependendo do tipo de acomodação.

É um retiro bastante concorrido porque coincide com as férias de verão na Europa. Se você desejar ir sugiro se inscrever logo.

Mais informações clique aqui

Identidades que mudam



Na verdade, em um sentido mais profundo, nem nascemos e nem morremos. São as identidades e sonhos que vão mudando."

- Padma Samtem

Questão de Prática



Não pense em compreender a vida nos autores
Nenhum disto é capaz
Mas, à medida em que vivendo fores,
Melhor os compreenderás.

- Mário Quintana

Desfrutando de sua comida



Muitas vezes quando estamos comendo, estamos pensando em outras coisas e não sabemos realmente o que estamos comendo. Quando sabemos o que comemos, pode ser muito agradável. Quando você sentar e comer, olhe para sua comida e saiba o que está pegando e colocando em sua boca. Se for uma cenoura, veja que é uma cenoura que você está mastigando e não outra coisa. Se for um macarrão, veja que é um macarrão e não outra coisa - não é a sua raiva, não são seus pensamentos sobre o que você vai fazer amanhã.

Leva apenas meio segundo para olhar para a cenoura ou o macarrão e reconhecer o que você está prestes a comer. "Isto é uma cenoura." "Isto é um macarrão." É muito importante fazer isso. Quando você olha para a comida que está comendo e ela ainda não se revelar a você, chame pelo seu nome: "Cenoura" ou "Macarrão" Depois de chamar pelo seu nome, a comida de repente se revelará para você.

Se continuar a fazer isso, com o tempo começará a ver a comida que você come muito profundamente. Então um dia verá o brilho do sol, a nuvem de chuva, e todas as coisas e pessoas que se juntaram para fazer com que o macarrão e a cenoura pudessem estar na sua frente.

Quando você coloca comida na sua boca e a mastiga com esse tipo de consciência, está mastigando algo maravilhoso. Quando você está verdadeiramente presente com sua comida, quando você come com todo seu coração e corpo, se conecta com todo o cosmos. Você tem o brilho do sol, as nuvens, a Terra, tempo e espaço na sua boca. Você está em contato com a realidade, com a vida.

- Thich Nhat Hanh