Sexta, 25 de janeiro de 2013

Trabalho, silêncio e apego ao sofrimento



O texto (clique aqui) que enviamos a você esta semana foi retirado de uma sessão de perguntas e respostas em um retiro nos Estados Unidos.

Thay responde as seguintes perguntas: Como se mantém a atenção plena em um ambiente de trabalho agitado? Poderia nos dizer sobre os benefícios do silêncio e como poderíamos levar isso para casa com a gente a partir deste retiro? Por que nos apegamos ao nosso sofrimento?.

Leia o texto e conheça as respostas de Thich Nhat Hanh. Se quiser depois compartilhe seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Notícias da Sangha do Colibri



Queridos amigos das Sanghas do Brasil
Acabei de retornar de uma semana passada em Capijuma, no Centro de Prática.Fiquei impressionada com o avanço que já temos lá.
Os monges Antonio e Claudio, juntamente com German, já estabeleceram a rotina diária, que muito me lembra Plum Village. É de fato um Centro de Prática.
Nossa sala de meditação já está bem agradável.
Acordamos as 5h com o sino, meditamos 5:30, temos atividade fisica com o bastão de bambu, tomamos o café da manha em plena consciencia... Todo esse tempo em silêncio... Depois, o trabalho é em meditação, com valorização ao preparo dos alimentos e a cada tarefa. Tivemos outras atividades: compartilhamento do Dharma; perguntas e respostas; massagem em duplas e trio; meditação caminhando...
Capijuma é muito linda! A trilha para a cachoeira é demais...Pensar que toda essa terra foi reflorestada em 20 anos. Fazemos nossas refeições assistindo os colibris se alimentando do néctar das flores. Tem um verdinho que brilha tanto! Vimos seu ninho com dois ovinhos. Também tem um bocado de Jacus (pássaros escuros, muito grandes, com parte vermelha na cabeça) com seus filhotes passeando, e que o pessoal está assistindo crescer.
Temos cabras (2) e um cabritinho, e as vezes um leitinho de cabra. As galinhas são curiosas (duas), uma amarela e a outra preta. Imaginem que a preta pegou dois pintinhos novinhos da outra, achando que eram dela, pois eram pretinho como seus filhotinhos. Quer dizer, a gente enetendeu assim, né?
Nossos irmãos estão cuidando da hortinha, e muitas folhinhas já estão crescendo, além da abobrinha e outros.
Vimos juntos uma chuva muito forte, caindo sem parar. Interrompemos por um tempinho o compartilhamento do dharma pra apreciar, e assim vivemos o dharma.
Além de tudo isso, organizamos uma reunião em Vitoria com mais 4 pessoas amigas da Orminda e da Marine, pra buscarmos apoio para o Centro de Pratica e Sangha do Colibri, pensando na criação de uma Associação, incluindo os monges, German, Marine, Orminda, Ana Belle, eu, Venancio e muitos outros amigos das Sanghas ou não.
Preparamos um projeto inicial que apresentamos no encontro e vamos enviar pras nossas sanghas darem opinião.
O encontro teve um almoço vegetariano em que cada um levou uma parte. Tudo delicioso... Em seguida ,a reunião, que levantou muitas questões importantes.
Imaginem que acabou de completar 1 mes que nossos irmãos chegaram ao Brasil e já há tanta coisa acontecendo. Até agora, 14 pessoas( a maioria franceses) já passaram dias ou semana com eles, praticando na Sangha do Colibri em Ribeirão do Meio, que pertence ao municipio de Conceição do Castelo. Outras 5 foram como visitantes.
Os irmãos já tem CPF e conta corrente no BB (vamos enviar esse novo número), e precisamos que todas as Sanghas os apóiem, se possivel enviando mensalmente alguma contribuição financeira, mas especialmente fazendo visitas e participando dos retiros e encontros marcados.
Todo sábado é DIA DE PLENA CONSCIENCIA no Centro de Prática de Ribeirão do Meio.
Ainda dá um bocado de trabalho cuidar das relações pessoais entre as pessoas mais de frente no Projeto. As arestas precisam ser aparadas, e acabei cumprindo um papel de ouvidora e ponte, buscando facilitar as relações e tendo como base minha experiência com o método "Começar de novo".
Não há um retiro marcado no Carnaval, mas os que pretenderem ir lá nesse período devem avisar logo, e terão oportunidade de participar de todas as práticas.
Pensamos em organizar um Retiro na Semana Santa.
Bem, não sei se todos já sabem, mas Marine comprou uma Kombi novinha para o Projeto, e vem garantindo financeiramente, por enquanto,a manutenção do Projeto, que precisa ser auto-sustentável.
Amigos, sinto-me feliz em estar participando, e confesso que me surpreendi com os efeito em minha pratica diaria ao retornar ao trabalho no Rio. Sinto-me mais calma, mais presente e integrada ao todo. Embora eu tenha estado muito ocupada lá com diversas questões que precisavam ser encaminhadas, ainda assim, o efeito das práticas e da convivência com o exemplo dos monges e do German, me fizeram enorme bem. Sinto muita gratidão! Abraços fraternos a todos.

- Rose (da Sangha Viver Consciente - RJ)

Verdadeira vitória



Aquele que obtém uma vitória sobre outro homem é forte, mas aquele que obtém vitória sobre si mesmo é poderoso.

- Lao Tsu

Carma



Algumas pessoas têm um entendimento errado sobre o conceito de carma. Eles pegam a doutrina do Buda sobre a lei da causalidade para dizer que tudo é pré-determinado, que não há nada que o indivíduo possa fazer. Isso é uma total falta de entendimento. O verdadeiro termo carma ou ação é um termo de força ativa, que indica que os eventos futuros estão nas suas mãos. Como ação é um fenômeno que é cometido por uma pessoa, um ser vivo, está nas suas mãos se você vai ou não se engajar na ação.

- Dalai Lama