Domingo, 3 de agosto de 2014

A força pode ser usada?



Nesses dias quando presenciamos mais uma guerra entre israelenses e palestinos, com muito sofrimento sendo gerado por todo lado é muito útil ouvir uma voz serena e de paz sobre a questão.

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta de uma pessoa que pertence ao exército de Israel. Ela pergunta se a força militar pode ser usada para prevenir atos que causarão sofrimento futuros. O que você pensa a respeito?

Leia a resposta de Thay (clique aqui) e esperamos que ela possa te dar insights a respeito do tema. Por favor, compartilhe seus próprios insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário da Sangha Viver Consciente



Na próxima terça-feira, dia 5, comemoraremos o 8o. aniversário da Sangha Viver Consciente com uma sessão especial. Nossa prática nesse dia iniciará com uma pequena meditação e depois convidamos a todos os presentes que tragam a frase ou parágrafo que mais gostam escrito por Thich Nhat Hanh para compartilhar com o grupo.

Após ler o parágrafo ou frase a pessoa pode compartilhar porque aquilo é tão importante para ela, e o que ela aprendeu com aquela passagem. No final comeremos de forma descontraída um delicioso bolo com chá. Venha praticar conosco e traga seu texto preferido.

Para todos nós da Sangha - os que estão desde o início, os que se juntaram há pouco tempo, os que vêm frequentemente, os que vem ocasionalmente - tenho certeza que é motivo de muita felicidade estarmos todo esse tempo juntos, de forma bem simples, sem sofisticação ou ostentação oferecendo uma oportunidade para todos que desejam entrar em contato com o budismo e as práticas de plena atenção oferecidas por Thich Nhat Hanh. Uma oportunidade de ouvir, de falar, de ter paz.

A Sangha Viver Consciente fica na Rua Jornalista Orlando Dantas 15 casa 2 e nossa reunião começa às 19:30hs. Favor chegar 10 minutos antes.

Sexo não é amor



O sexo é um instinto de preservação e ele pode ser muito agradável, mas isso é algo muito diferente do amor. Todo ser vivo quer continuar para o futuro, não só humanos, mas animais e plantas também. As plantas produzem sementes para que possam continuar no futuro. Ter um desejo de reproduzir é uma coisa muito natural. Outras espécies também têm sexo por prazer e não apenas para a procriação, mas isso não significa que seja o amor. O sexo é algo natural, com os seres humanos, com os animais e com as plantas. Não devemos ser contra o sexo. Mas não devemos confundi-lo com amor.

É possível cultivarmos os quatro elementos do amor verdadeiro através das práticas de liberação, sendo conscientes, sendo concentrados e olhando profundamente para obter a visão de que precisamos. Passar o tempo a cada dia com cada uma dessas práticas pode nos ajudar a lidar com o sofrimento interior e transformá-lo em paz e alegria. Isso já é o amor. Você não precisa de outra pessoa, a fim de praticar o amor. Você pratica o amor em si mesmo em primeiro lugar. E quando você conseguir, amar outra pessoa torna-se algo muito natural. É como uma lâmpada que brilha e faz muitas pessoas felizes. Sua presença no mundo se torna muito importante, porque sua presença é a presença do amor.

- Thich Nhat Hanh - do livro "The mindfulness survival kit"

É sua decisão



Você pode não controlar todos os eventos que acontecem com você, mas pode decidir não ser diminuído por eles.

- Maya Angelou