Domingo, 10 de maio de 2015

Buda e Mara



Quando falamos sobre o que Buda é, temos que falar também sobre o que Buda não é. O oposto de Buda é Mara. Se Buda é iluminação, então tem que haver algo que não é iluminação. Mara é a ausência de iluminação. Se o Buda é entendimento, então Mara é desentendimento, e se o Buda é bondade amorosa, então Mara é ódio ou raiva e assim por diante. Se não entendermos Mara, não podemos entender o Buda.

No texto sugerido (clique aqui) dessa semana Thich Nhat Hanh imagina uma conversa entre Buda e Mara para nos mostrar que Buda e Mara eram amigos. Eles se complementam como dia e noite, flor e lixo vindo juntos. Este é um profundo ensinamento do Buda.

Leia o texto (clique aqui) e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Monges em Tóquio



Uma grande delegação de monásticos seniores de Plum Village representando Thich Nhat Hanh chegou a Tóquio. Eles foram para oferecer práticas de plena consciência da tradição de Plum Village. Os pontos altos da visita de duas semanas incluem um retiro de 5 dias aos pés do Monte Fuji, uma meditação sentada "flashmob"em Tóquio e dias especiais de plena consciênia para executivos, jovens, profissionais de saúde e monásticos de outras tradições.



Convite



Aqui está o pé de uma árvore.
Aqui está um lugar vazio e quieto.
Aqui está a grama verde e fresca.
Minha criança, porque você não se senta?
Sente ereto. Sente com solidez. Sente em paz.

- Thich Nhat Hanh

Três coisas



No final, apenas três coisas importam: o quanto você amou, o quão gentilmente viveu e o quão graciosamente você deixou ir as coisas que não têm significado.

- Anônimo