As Cinco Lembranças
Quando olhamos
diretamente para as sementes do medo em vez de tentar encobri-las ou fugir, começamos a transformá-las. Nessa semana Thich Nhat Hanh nos apresenta
as cinco lembranças (clique aqui) que são uma forma de
aceitar verdades que não podemos mudar e assim nos livrar do medo trazendo mais alegria ao momento presente.
As cinco lembranças são:
Eu tenho a natureza do
envelhecer. Eu não posso escapar da velhice.
Eu tenho a natureza do
adoecer. Eu não posso escapar ter problemas de saúde.
Eu tenho a natureza do
morrer. Eu não posso escapar da morte.
Tudo o que é querido para mim, e todos que eu amo, têm a natureza da
mudança. Não há maneira de escapar de ser separado deles.
Eu herdo os resultados dos meus atos de corpo, fala e mente. Minhas ações são minha
continuação.
Olhe
profundamente em cada lembrança e inspirando e expirando com a sua consciência em cada uma,
envolva seu medo de uma forma poderosa. Depois
compartilhe sua experiência em nosso blog. Basta
clicar aqui.
Gratidão
Quando nós nos deleitamos ao comer uma laranja, poderíamos nos sentir gratos à árvore da laranja que gastou muito tempo na fabricação de uma laranja bonita para nós. Assim, pensando em termos de dar e receber, nós podemos estabelecer um sentido mais profundo na relação com a árvore da laranja. Nós sabemos que a laranjeira também recebe muitas coisas das nuvens, do sol e da terra. Na realidade, tudo o que é tem que se relacionar com tudo mais de forma a ser e crescer.
É por isso que eu não só me sinto grato à árvore, mas eu também agradeço às nuvens, ao sol, à terra, e assim por diante. Nós gostamos da idéia de sermos gratos ao cosmo por tudo o que é oferecido a nós como comida. É por isso que em Plum Village organizamos um Dia de Ação de Graças, e nós dirigimos nossas graças a quatro objetos: em primeiro lugar para nosso pai e nossa mãe que nos deram vida; para nosso mestre que nos deu vida espiritual e nos ajudou a saber viver dentro do aqui e agora; nós agradecemos a nossos amigos que nos apóiam, especialmente em momentos difíceis, e nós agradecemos a todos os seres nos mundos animal, vegetal e mineral por nosso apoio e manutenção.
Assim os budistas também celebram Ação de Graças, com esse tipo de insight. Quando nós celebrarmos Ação de Graças, nos relacionamos a tudo que está aí, e esta é uma prática muito boa de forma que nós não nos separamos da realidade. O sentimento de gratidão pode nos ajudar a nos lembrar de cultivar o elemento de compaixão e bondade amorosa em nós.
- Thich Nhat Hanh
Pequenas mudanças
Você pode fazer pequenas coisas dentro de sua mente que levarão a grandes mudanças no seu cérebro e na sua experiência de vida. Quando você muda seu cérebro, você muda sua vida.
- Rick Hanson (do livro "O Cérebro do Buda")
Vida plena
A vida, por si só, é vazia. As pessoas que vivem em sociedade, que gostam de olhar os outros nos olhos, que compartilham seus problemas, que concentram seus esforços no que é importante para elas e encontram alegria nisso - essas pessoas levam uma vida plena.
- Albert Einstein