Lembranças da Infância
Mesmo quando Thich Nhat Hanh lembra de sua infância temos uma
série de ensinamentos importantes. Nesse texto (
clique aqui), Thay nos fala de algumas
lembranças suas do período de sua vida anterior a entrar no monastério.
Através dessas lembranças Thay nos ensina sobre a importância de
comer com atenção, sobre como
desfrutar realmente do lazer e fala um pouco sobre o
Buda. Aproveite!
Depois de ler o texto (
clique aqui) compartilhe um pouco e
divida seu insight ou suas dúvidas sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Consciência armazenadora
Um dia, quando eu era criança, eu olhei para o grande jarro de água no jardim da frente que usávamos para a coleta de água e eu vi uma folha muito bonita no fundo. Tinha tantas cores. Eu queria tirá-la e brincar com ela, mas meu braço era muito curto para chegar ao fundo. Então eu usei um pau para tentar tirá-la. Foi tão difícil que fiquei impaciente. Agitei vinte vezes, trinta vezes, e ainda assim a folha não subiu à superfície. Então eu desisti e joguei a vara para longe.
Quando voltei alguns minutos depois, fiquei surpreso ao ver a folha flutuando na superfície da água, e eu a peguei. Enquanto estava longe, a água continuava a girar e levara a folha para a superfície. É assim que funciona a nossa mente inconsciente. Quando temos um problema a resolver, ou quando queremos uma visão mais profunda de uma situação, precisamos confiar a tarefa de encontrar uma solução para o nível mais profundo de nossa consciência. Lutar com nossa mente pensante não ajudará.
Antes de ir dormir você pode dizer a si mesmo: "Amanhã eu quero acordar às 4:30." No dia seguinte você naturalmente acordará às 4:30. Nossa mente inconsciente, que no Budismo é chamada de nossa "consciência armazenadora", sabe como ouvir. Ele colabora com a parte pensante de nossa mente que usamos muito na vida diária. Quando meditamos, não só usamos nossa consciência mental; Precisamos usar e confiar em nossa consciência armazenadora. Quando plantamos a semente de uma questão ou problema em nossa consciência, precisamos confiar que eventualmente um insight irá subir à superfície. A respiração profunda, olhar profundamente, e permitir-nos simplesmente ser, ajudará nossa consciência armazenadora a oferecer o melhor insight.
- Thich Nhat Hanh
Felicidade
Em última análise, a felicidade vem ao escolher entre o desconforto de se tornar consciente de nossas aflições mentais ou de ser governado por elas.
- Yongey Mingyur Rinpoche