A grama mais verde
Toda vida tem suas provações e tribulações. Podemos navegá-los mais
habilidosamente quando não desperdiçamos tempo e energia nos disparando uma segunda flecha contra nós mesmos – tal como se
concentrar em o quanto a grama no jardim do nosso vizinho parece
mais verde em comparação com a nossa.
Thich Nhat Hanh no texto selecionado (
clique aqui) ilustra esse ensinamento através de uma divertida história de um
encontro entre Mara e Buda. Mara na mitologia budista é a personificação de toda depravação e delírio, tudo o que nos faz
sofrer na vida.
Leia (
clique aqui) e depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta
clicar aqui.
Esteja aberto
Temos que continuar a aprender. Temos que estar abertos. E temos que estar prontos para soltar, deixar ir nossos conhecimentos atuais, a fim de atingir um entendimento melhor da realidade.
- Thich Nhat Hanh
Obstáculo ao conhecimento
O grande obstáculo para o avanço do nosso conhecimento não é tanto o que se desconhece mas o que já se sabe. Porque aquilo que nós já sabemos nos impede de ir adiante, nos amortece, aparece sempre novamente diante dos nossos olhos como se fosse a verdade e obstaculiza o nosso andar.
- Lama Padma Santem
O sábio não acredita rapidamente
O Venerável Shariputra, um dos discípulos do Buda, era muito astuto. Uma vez quando o Buda estava expondo o Dharma ele virou para seus monges e perguntou: "Shariputra, você acredita nisso?" Shariputra respondeu:"Não, eu não acredito". O Buda elogiou a resposta. "Isto é muito bom, Shariputra. Você é uma pessoa dotada de sabedoria. Aquele que é sábio não acredita rapidamente; ele ouve com uma mente aberta e depois pesa a verdade dos fatos antes de acreditar ou desacreditar."