Domingo, 2 de junho de 2019

Plena Atenção e Concentração



No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh oferece instruções de como cultivar alegria e felicidade através da prática de olhar profundamente, através da concentração.

A quantidade de felicidade que obtemos ao comer algo, por exemplo, depende da nossa atenção e concentração. Quanto mais concentrados estivermos, maior será nosso prazer e felicidade. As condições para a felicidade estão em toda parte - dentro e ao redor de nós - mas, como não nos concentramos, não as reconhecemos.

Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Estar consciente



Quando estamos mais conscientes, podemos perceber melhor o que está à nossa volta, entender a situação, lembrar do que é importante para nós e visualizar um número maior de possibilidades (...). Estar consciente nos permite enfrentar as circunstâncias (...) de forma coerente com nossos valores. Quando não agimos conscientemente, somos arrastados por instintos e hábitos que nem sempre nos servirão. Perseguimos alguns objetivos que não nos levarão à felicidade e à boa saúde; tomamos iniciativas das quais, mais tarde, nos arrependeremos; e produzimos resultados que prejudicam a nós e a quem amamos.

- Fred Kofman

Momento Presente



Nesse mundo espiritual não existem divisões do tempo, como o passado, o presente e o futuro; pois tais divisões contraíram-se num único momento do presente, onde a vida palpita em seu verdadeiro sentido. (...) Passado e futuro são trazidos até o momento presente de iluminação e esse momento presente não é algo que permanece parado como tudo aquilo que contém, pois, incessantemente, ele se move.

- D.T. Suzuki