Domingo, 1 de dezembro de 2019

Desfrutando do Nobre Silêncio



Nessa semana sugerimos a leitura de um texto (clique aqui) onde Sister Chân Dieu Nghiêm, monja sênior de Plum Village, nos convida o que é e como praticar o Nobre Silêncio.

Ela nos ensina que Nobre Silêncio não significa que não temos permissão para conversar. Isso significa que não precisamos conversar, não temos obrigação de conversar durante esse período do dia ou da noite. O silêncio se torna nobre quando se trata de um silêncio interior. A mente está calma e à vontade.

Leia, reflita (clique aqui) e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Andar consciente



Não prestei tanta atenção a Thay até começarmos a andar e então notei como Thay andava. A essência da prática de Thay era andar e respirar com atenção. Thay caminhava apenas para andar, sem nenhuma idéia de precisar chegar a outro lugar. Ele estava completamente relaxado e no momento presente enquanto caminhava. Estávamos caminhando para o estacionamento e, ao atravessá-lo, notei como Thay gentilmente colocou a mão no capô de um carro como se sentisse o metal e aterrissasse. Como Thay andava muito devagar, tive que me segurar no hábito de me apressar, caso contrário, me encontraria muito à frente de Thay.

- Sister Annabel Laity

Não fuja



Se você nunca esteve com fome, você pode não saber o prazer de ter algo para comer. Se você nunca foi à guerra não sabe o quanto é preciosa a paz. A maioria de nós gostaria de ir a um lugar sem sofrimento nem dor, mas é um modo muito ingênuo de ver as coisas, mas mesmo assim nós concordamos com isto. Deixar para trás a situação atual, para fugir e correr atrás de alguma outra coisa. Nós ainda mantemos a tendência de imaginar que a terra pura é um lugar onde não existe absolutamente sofrimento e que o reino dos céus é um lugar onde há apenas felicidade.

- Thich Nhat Hanh