A Compreensão Correta (parte 2)
Nessa semana sugerimos que seja estudada a segunda parte do texto sobre a prática da
Compreensão Correta ou Visão Correta, uma prática do
Nobre Caminho Óctuplo, o caminho apontado pelo Buda como sendo a forma de nos
libertarmos das aflições.
Na segunda parte desse texto (
clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina que nossa felicidade, bem como a felicidade daqueles que nos cercam, depende
do nosso grau de Compreensão Correta. Entrar em contato com a realidade de forma profunda, ou saber o que ocorre dentro ou fora de nós, é a maneira para nos libertarmos do sofrimento causado pelas percepções errôneas. A Compreensão Correta
não é uma ideologia, um sistema ou um caminho. É a compreensão da realidade da vida, uma compreensão viva que nos enche de paz, amor e entendimento.
Leia e aprenda (
clique aqui), e compartilhe seu insight em nosso blog. Basta
clicar aqui.
Dicas para meditação
- Saiba que o sentar é simplesmente manter a consciência do corpo e da mente. Esteja consciente de qualquer desejo de fazer do sentar uma fuga da vida para entrar em estados de transe pacífico; tais estados podem ser sedutores mas não servem para nada.
- Esteja consciente de que o período de lua-de-mel para os novos praticantes é freqüentemente seguido por resistência, possível turbulência, e irrompimentos emocionais. Apenas continue praticando com particular ênfase em sentir as sensações do seu corpo.
- Esteja consciente de que "atingir algo" através da prática (tal como uma clareza especial, insights, mente pacífica) não é o ponto. Isso pode ocorrer - mas o ponto é sua consciência do que quer que esteja acontecendo, incluindo confusão, desencorajamento ou ansiedade.
- Charlotte Joko Beck
Primeiro Treinamento da Ordem Interser
Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me limitar por doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo. Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.
-A Ordem Interser foi fundada por Thich Nhat Hanh no Vietnã durante a guerra. É uma forma de budismo engajado, budismo aplicado na vida diária, na sociedade, e não somente em centros de retiro. A ordem inclui monges, monjas e leigos de ambos os sexos.