Nirvana

Você sabe o que é nirvana? Nirvana é a
extinção de todas as noções. E que noções são essas? Tocar o nirvana não é algo muito abstrato e podemos fazer isso no momento presente. Foi o Buda quem disse que você pode tocar o nirvana com seu próprio corpo.
Thich Nhat Hanh no vídeo dessa semana (
clique aqui) nos ensina algumas das noções que devemos
nos livrar para tocarmos o nirvana. Uma dessas noções é a de nascimento e morte.
Segundo Thay, nascimento e morte são mais
uma percepção do que uma realidade, porque sabemos que do nada você nunca pode ser algo, de ninguém você nunca pode se tornar alguém, e de algo você
não pode ser reduzido a nada, de ser você não pode ser reduzido a não-ser.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Quantos anos você tem?

Se você perguntar a uma nuvem: "Quantos anos você tem? Você pode me dar a data de seu nascimento?" Você poderá ouvir profundamente e receber uma resposta. Você pode imaginar uma nuvem nascendo. Antes de nascer ela era a água na superfície do oceano, ou estava no rio e depois se tornou vapor. Estava lá também o sol porque o sol faz o vapor. O vento estava lá também, ajudando a água a se tornar nuvem. A nuvem não vem do nada; há apenas uma mudança de forma. Ela não nasce do nada.
-- Thich Nhat Hanh (do livro "No death, no fear")
Budismo como prática

Quando você vem a Plum Village, você percebe que aqui não é um instituto de estudos budistas no sentido comum. Sim, aqui aprende-se budismo; todos os dias nós aprendemos. Mas nós nos dedicamos a por em prática tudo aquilo que aprendemos. Não nos contentamos em falar sobre a filosofia profunda, o profundo ensinamento do Buda. Não ficamos discutindo sobre nirvana, a dimensão absoluta, mahaprajnaparamita ou as Quatro Nobres Verdades simplesmente para satisfazer nossa curiosidade. Budismo -- não como conhecimento, mas como prática.
-- Thich Nhat Hanh (Palestra de Dharma de Thich Nhat Hanh em 26 de março de 2009 em Plum Village)