Como lidar com a raiva quando não temos estabilidade
No vídeo dessa semana (
clique aqui) Thich Nhat Hanh responde a uma pergunta feita por um dos participantes de um retiro sobre
como lidar com a raiva que sentimos quando não temos estabilidade para lidar com o grau de ressentimento, mal-entendido que existe.
Como lidar com isso?
Thich Nhat Hanh nos ensina que em qualquer tipo de relacionamento, quando sofremos, temos a tendência de pensar que esse sofrimento nos foi
trazido pela outra pessoa. A tendência é
culpá-la por nosso sofrimento. Esperamos que a outra pessoa mude para que a gente não sofra mais. Esperamos que ela mude, mas não conseguimos ajudá-la a mudar porque não mudamos a nós mesmos. Se você puder efetuar a
mudança interior, poderá ajudar o outro a mudar. Sentar lá e esperar que ela mude, isso não é muito realista.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Abertura
Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me limitar por doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo. Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.
-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")
Desapego a visões
Consciente do sofrimento causado pelo apego a conceitos e percepções errôneas, estou determinado a não possuir uma mente limitada e amarrada às idéias atuais. Aprenderei e praticarei o desapego a pontos de vista a fim de estar aberto a outras compreensões e experiências. Estou consciente de que o conhecimento que possuo não é imutável e não constitui verdade absoluta. A verdade é encontrada na vida e a observarei tanto no meu interior como ao redor de mim, em cada momento, pronto a aprender através de toda a minha vida.
-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")
Liberdade de pensamento
Consciente do sofrimento causado quando imponho meus pontos de vista aos outros, comprometo-me a não forçar ninguém, nem mesmo os meus filhos, por quaisquer que sejam os meios, tais como: autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou doutrinação, a adotar os meus pontos de vista. Respeitarei o direito das pessoas de serem diferentes e de escolherem no que acreditar e os meios pelas quais decidirão. Contudo, ajudarei a renunciarem ao fanatismo e à estreiteza através de um diálogo compassivo.
-- Thich Nhat Hanh (do livro "Interbeing")