Sábado, 25 de fevereiro de 2023

Expressar Mágoa e Resoluções



Essa semana vamos terminar o estudar a prática do "Começar de Novo". Uma prática de prevenção para que pequenos desentendimentos se acumulem. Tomaremos conta deles assim que surgirem e, ao mesmo tempo, cultivaremos nossa consciência e apreciação pelas qualidades positivas que nossos amados trazem para nossa vida.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Sister Dang Nghiem nos fala sobre o terceiro passo do "Começar de Novo" chamado "Expressar Mághoa". e sobre o quarto passo "Resoluções". Assim, por amor e compaixão, aprendemos a reconhecer as fortes emoções em nós, a vulnerabilidade, a sensibilidade em nós, e acalmá-las para nos protegermos e também para proteger uns aos outros. Por fim, chegaremos a algumas resoluções, para que não tenhamos que alimentar esse ciclo vicioso,

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Verdadeira felicidade



A verdadeira felicidade vem da mente atenta. A mente atenta nos ajuda a reconhecer as muitas condições de felicidade que estão disponíveis no aqui e agora. A concentração nos ajuda a entrar em contato mais profundamente com estas condições. Com suficiente atenção e concentração, o insight surge. Com insight profundo, estamos livres de percepções errôneas e conseguimos manter nossa liberdade por muito tempo. Com insight profundo, não nos enraivamos mais, não nos desesperamos mais, e podemos desfrutar cada momento de vida.

-- Thich Nhat Hanh


Paciência é parte da compaixão



Paciência é parte da compaixão. Quando somos verdadeiramente compassivos, temos a capacidade de esperar e de sermos pacientes. As pessoas respondem com cinismo e suspeita porque encontraram situações negativas no passado. Eles não acreditam facilmente. Eles não receberam amor e entendimento suficientes. Suspeitam que o que temos a oferecer a eles não sejam amor e compaixão autênticos. Mesmo se realmente temos amor e entendimento a oferecer, eles ainda assim têm suspeitas.

-- Thich Nhat Hanh