As Três Grandes Qualidades
No vídeo dessa semana (
clique aqui) Phap Hai nos ensina sobre as
Três Grandes Qualidades das quais falamos muito no Zen Budismo. Três qualidades que compõem uma prática rica, profunda e autêntica.
A primeira qualidade é uma qualidade que chamamos de
Grande Confiança ou Grande Fé. Isso significa finalmente reconhecer para si mesmo que você tem a capacidade de despertar. A segunda entrada da prática autêntica, profunda ou rica é chamada de
Grande Dúvida. A terceira entrada, ou portal, ou aspecto de uma prática rica é chamada de
Grande Prática ou, às vezes, Grande Determinação. Às vezes, os dois andam juntos. Esta é a capacidade de simplesmente continuar.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Lembro que os vídeos tem
legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Sentimento de culpa
Na psicologia budista, o reconhecimento que você fez algo errado e se sente arrependido por isto, pode ser uma energia positiva e boa. É uma das formações mentais identificadas como "indeterminadas", porque pode ser boa ou pode ser ruim. Mas se aquele sentimento se torna um tipo de prisão, um complexo de culpa, não lhe permitindo fazer qualquer coisa, se você for capturado por isto, então se torna algo negativo. Com a consciência que você fez algo injusto, que fazendo algo errado causou sofrimento dentro de você e para pessoas ao redor você, e se está incentivado pelo desejo de não fazer mais, não repetir mais, então você pode alcançar uma transformação. Você se compromete a não fazer isto, e não só não fazer mais isto, mas fazer o oposto. Então você pode adquirir a transformação e cura que deseja.
- Thich Nhat Hanh
Obstáculos para a felicidade
Temos o hábito no nosso interior de olhar para a felicidade em outro lugar que não no aqui e agora. Podemos perder a capacidade de perceber que a felicidade é possível no aqui e agora, que temos todas as condições suficientes para ser felizes agora. A energia de hábito é acreditar que a felicidade não é possível agora, e que temos que correr ao futuro para obter mais algumas condições para felicidade. Isso não nos deixa nos estabelecer no momento presente, entrar em contato com as maravilhas da vida que estão disponíveis aqui e agora. Por isso a felicidade não é possível.
- Thich Nhat Hanh