Não há nascimento nem morte
No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre a verdadeira natureza dos conceitos de nascer e morrer. Thay nos ensina que criar significa, do nada você se torna algo. De ninguém, você de repente se torna alguém. O papel não veio do nada. Ele só se manifesta na forma de uma folha de papel. Antes de tomar o formato de uma folha de papel, foi outras coisas, como as árvores, a nuvem, a luz do sol. Então, isso é apenas uma continuação, isso não é uma criação.
Você também não pode reduzir algo a absolutamente nada. A nuvem quando se torna chuva não é um momento de morte, isso é apenas um momento de continuação. Porque morrer, em nossa mente, significa de algo você se torna simplesmente nada, você se torna um nada. De alguém, você de repente se torna ninguém. É impossível que uma nuvem morra. Uma folha de papel, como uma nuvem, nunca pode morrer. Só pode ser transformada em outras formas. Por isso, a verdadeira natureza da chama, a verdadeira natureza do papel, a verdadeira natureza da nuvem é a natureza de não vir, não ir, do não-nascimento, não-morte.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.