Domingo, 20 de agosto de 2023

Acalmando as atividades do corpo



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre o quarto exercício de respiração consciente, acalmar as atividades do nosso corpo.

O quarto exercício de respiração consciente é:

Acalmando as atividades do meu corpo, eu inspiro.
Acalmando a formação chamada corpo, eu expiro.


Devemos aprender a ser gentis, a ser compreensivos com nosso corpo. Se uma parte do nosso corpo está doente, temos que prestar muito mais atenção a essa parte, passar muito mais tempo segurando-a com ternura com a energia da atenção plena. E nós sorrimos para essa parte. Isso vai acelerar nossa cura.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Descanse



O Buda disse que, se você tem uma ferida em seu corpo ou em sua mente, pode aprender a cuidar dela. Há muitas maneiras. Você permite que a ferida em seu corpo e alma se cure. Você não fica no caminho de sua cura. Mas muitas vezes fazemos exatamente isso. Proibimos que nosso corpo se cure; nós não permitimos que nossa mente, nossa consciência, se cure por causa de nossa ignorância. Sabemos que nosso corpo tem a capacidade de se curar. Quando cortamos nosso dedo, não precisamos fazer muito. Nós apenas limpamos e permitimos a cura - talvez por um ou dois dias. Se mexermos na ferida, se nos preocuparmos demais ou fizermos muitas coisas, ela pode não se curar. Especialmente quando nos preocupamos muito com isso.

- Thich Nhat Hanh


Sorria para você



Amigos na prática podem nos ajudar a tocar nossa semente de alegria. Nosso sorriso também pode nos ajudar a tocar nossa semente de alegria. Não precisamos sentir alegria para sorrir. Sorrimos para despertar a semente da alegria adormecida no solo da nossa mente. Pode não parecer muito difícil sorrir para os outros, mas pode parecer estranho sorrir para nós mesmos. Mais do que ninguém, merecemos nosso sorriso. Se não podemos sorrir para nós mesmos, algo está no caminho, impedindo-nos de aceitar e amar a nós mesmos..

- Thich Nhat Hanh


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição