Plena atenção para restabelecer a comunicação com a outra pessoa
No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh aborda a importância da escuta profunda e compassiva como ferramenta para a resolução de conflitos e a promoção da paz e da harmonia. Thay argumenta que, quando estamos atentos e compassivos, somos capazes de reconhecer o sofrimento na pessoa que amamos. Isso nos ajuda a evitar a raiva e a nos tornar mais empáticos.
A escuta profunda é uma prática que envolve prestar atenção plena às palavras e emoções da outra pessoa. Ao ouvir com compaixão, estamos nos abrindo ao seu sofrimento e nos esforçando para entender seu ponto de vista. A fala amorosa é uma forma de comunicação que expressa compaixão e compreensão. Quando falamos amorosamente, estamos nos esforçando para expressar nossos sentimentos de forma clara e respeitosa. Thay defende que a prática da escuta profunda e compassiva é essencial para a construção de relacionamentos saudáveis e de uma sociedade mais justa.
Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.
Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.