Domingo, 17 de setembro de 2023

Lembre dos seus insights. Viva seus insights.



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh enfatiza a importância de lembrar e viver nossos insights. Ele diz que, embora possamos ter insights importantes, muitas vezes não os incorporamos em nossa vida diária. Como resultado, continuamos a sofrer.

Thay oferece várias sugestões para ajudar as pessoas a lembrar e viver seus insights. Uma é anotar nossos insights quando eles surgem. Isso pode nos ajudar a nos lembrar deles e a colocá-los em prática. Outra sugestão é criar lembretes para nós mesmos. Podemos, por exemplo, colocar um pedaço de papel em nosso bolso com um insight escrito nele. Isso pode nos ajudar a voltar ao nosso insight quando precisarmos dele. Thay também enfatiza a importância de praticar o que aprendemos. Ele diz que não podemos simplesmente ir a um retiro ou ouvir uma palestra e esperar que isso mude nossa vida. Precisamos praticar o que aprendemos no dia a dia.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Viva agora



Não espere para começar a viver. Viva agora! Sua vida deveria ser real neste exato momento. Se você viver assim, três meses é muito! Você pode viver cada momento de cada dia profundamente, em contato com as maravilhas da vida. Então você aprenderá a viver e, ao mesmo tempo, aprenderá a morrer. Uma pessoa que não sabe como morrer, não sabe como viver e vice-versa. Você deveria aprender a morrer - a morrer imediatamente. Esta é a prática.

- Thich Nhat Hanh


E-mail em plena atenção



Compartilho uma prática de mandar e-mail que incorpora a plena atenção. Você pode tentar. Ao invés de enviar correndo um e-mail e lidar com as consequências depois, demore um pouco mais. Escreva o e-mail, então feche seus olhos e visualize a pessoa que vai recebê-lo. Lembre que ela está viva, um ser humano que sente. Agora volte para seu e-mail e o leia novamente, mudando as coisas que agora você sente que quer mudar antes de enviá-lo.

- Norman Fischer


Muita Paz
Leonardo (Chân Luong Xuân)

PS: Caso você nao queira mais receber os textos, basta me enviar um e-mail que será retirado da lista de distribuição