Ferramentas para lidar com a raiva
Nessa semana, sugerimos um vídeo de Thich Nhat Hanh (
clique aqui) onde ele nos ensina que raiva é uma emoção natural, mas pode ser
prejudicial se não for gerenciada de forma saudável. A atenção plena é uma prática que pode nos ajudar a reconhecer e lidar com a raiva de forma mais eficaz.
Quando estamos com raiva, a primeira coisa a fazer é
reconhecer a nossa raiva. Podemos fazer isso voltando para a nossa respiração e observando como nos sentimos. Podemos dizer para nós mesmos: 'Inspirando, eu sei que estou com raiva. Expirando, sei que a raiva não é boa para minha saúde e para a saúde do mundo'.
O próximo passo é
visualizar o resultado da raiva. Podemos imaginar como a raiva pode destruir nossas relações, nossa saúde e o mundo ao nosso redor. Se formos capazes de trazer essas imagens à mente, nossa raiva pode começar a diminuir. Por fim, podemos usar imagens e sons positivos para nos ajudar a nos acalmar.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui).
Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Não se aprisione no sofrimento
O oceano de sofrimento é imenso, mas se você olhar ao redor, poderá ver também terra firme. A semente do sofrimento dentro de você pode ser muito forte, mas não espere o sofrimento terminar antes de se permitir ser feliz. Quando uma árvore está doente em nosso jardim, precisamos cuidar dela, mas isso não significa que devemos ignorar todas as árvores sadias que existem ao redor. Mesmo com o coração dolorido podemos usufruir as maravilhas da vida - um lindo pôr-do-sol, o sorriso de uma criança, lindas flores e inúmeras árvores. Sofrer apenas não é o suficiente. Por favor, não se deixe aprisionar em seu sofrimento.
- Thich Nhat Hanh
Mente aberta
Ao ouvirmos uma palestra sobre o Darma ou estudarmos um sutra, a única coisa que temos a fazer é permanecer abertos. Normalmente, quando ouvimos ou lemos algo novo, costumamos comparar o que ouvimos com nossas próprias idéias. Quando o elemento novo é parecido com elas, nós o aceitamos e dizemos que está certo. Quando não é, dizemos que está errado. Em qualquer das duas hipóteses, não aprendemos nada. Se formos capazes de ler ou ouvir com a mente e o coração abertos, a chuva do Darma encharcará o solo de nossa consciência.
- Thich Nhat Hanh