Como ter tempo para si mesmo
Nessa semana sugerimos um
vídeo de Thich Nhat Hanh (
clique aqui)
onde ele defende que a atenção plena, ou mindfulness, é a chave para vivermos uma
vida mais plena e significativa. A atenção plena é a capacidade de estarmos conscientes do momento presente, sem julgamentos.
Thay afirma que a maioria das pessoas vive no passado ou no futuro, presos em seus pensamentos e preocupações. Isso nos impede de aproveitar a vida plenamente e nos relacionarmos de forma significativa com os outros. Quando estamos atentos ao momento presente, nos
conectamos com a vida real, com as pessoas ao nosso redor e com o mundo natural. Isso nos traz paz, felicidade e satisfação.
Depois de assistir o vídeo (
clique aqui) você pode também ler o texto da
transcrição (
clique aqui). Se desejar pode
deixar seus comentários sobre o texto em nosso
blog. Basta
clicar aqui.
Escuta
Muitas pessoas sentem a necessidade de falar o tempo todo. Isto tornou-se um hábito para elas. Embora os amigos deles possam já ter ouvido o que estão dizendo, elas ficam repetindo as mesmas coisas várias vezes. A verdadeira prática da escuta profunda é algo que pode ajudar as pessoas a dizer coisas que nunca foram capazes de dizer. A mais preciosa oportunidade é ser ouvido por alguém que tem a capacidade de escuta profunda; isto pode trazer grande alívio para as pessoas. Mas, neste caso, tal escuta profunda não é útil, porque esta pessoa não está dizendo nada novo; está apenas repetindo a mesma coisa.
- Thich Nhat Hanh
Felicidade
Digamos que você tenha uma noção de felicidade, uma idéia sobre o que vai fazer você feliz. Essa idéia tem suas raízes em você e no seu ambiente. A idéia lhe diz que condições você precisa para ser feliz. Você manteve a idéia por dez ou vinte anos e agora você percebe que a sua idéia de felicidade está fazendo você sofrer. Pode haver um elemento de ilusão, raiva ou desejo nela. Estes elementos são a substância do sofrimento. Por outro lado, você sabe que tem outros tipos de experiências: momentos de alegria, liberação ou o amor verdadeiro. Você reconhece estes como sendo momentos de felicidade real. Ao ter um momento de felicidade verdadeira, torna-se mais fácil para você se liberar dos objetos de seu desejo, porque você está desenvolvendo a percepção de que esses objetos não vão fazer você feliz.
- Thich Nhat Hanh