Domingo, 10 de março de 2024

Aceitar e abraçar como a Terra



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina uma passagem da vida do Buda quando ele ensina ao jovem Rahula sobre paciência, era sobre aceitar e abraçar

O Buda ensina Rahula a ser como a Terra, que recebe tudo sem discriminação, seja puro ou impuro, perfumado ou fétido. A Terra transforma tudo em flores, ervas e plantas. Da mesma forma, devemos aprender a aceitar e transformar tudo que a vida nos oferece, sem apego ou aversão. Este ensinamento do Buda nos ensina a importância da paciência, da purificação e da transformação. Através da prática, podemos aprender a aceitar e transformar todas as nossas experiências negativas em sabedoria e compaixão.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Prática de parar



A prática da respiração consciente é a prática de parar. Alguém perguntou quando parar. A resposta é "agora". Há tanta confusão, mal-entendido e sofrimento em cada um de nós e no mundo de hoje que é importante aprendermos e praticarmos a habilidade de parar. Quando descobrimos que estamos sofrendo um acidente, nosso único desejo é poder parar. E podemos conseguir parar segurando em nossa âncora da respiração consciente.

Parar nos ajuda a perceber a ausência de acidentes - a presença de segurança e felicidade. Um meio sorriso é o fruto dessa compreensão. O esquecimento é o tipo de energia que nos faz fugir do momento presente e é a causa de muitos de nossos acidentes. Perder nossos passos enquanto caminhamos na terra é um acidente. Sentir falta dos olhares e dos sorrisos dos nossos entes queridos à mesa de jantar é outro acidente. No momento em que voltamos a respirar, o esquecimento está se transformando em lembrança, atenção plena, felicidade e compaixão.

- Thich Nhat Hanh


Sorriso



Um sorriso é a chuva e o sol. Ele tem o poder de nos libertar da inimizade por nós mesmos e pelos outros. Um sorriso pode transformar a terra seca em solo fértil. Nosso sorriso nos sela para o momento presente. Um praticante de atenção plena é um tecelão do amor. Quando praticamos a respiração consciente - seja sentados, em pé, caminhando ou deitados - cada respiração é um fio tecido em um berço de amor. Graças a este berço, temos um lugar para segurar e nutrir nossa alegria, para segurar e embalar nossa dor. As transformações acontecem exatamente neste berço.

- Thich Nhat Hanh