Domingo, 4 de agosto de 2024

Este corpo não sou eu



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thay ensina se nos sentarmos perto de uma pessoa que está morrendo, devemos conversar com ela e tocar a semente de felicidade que há nela. Deveríamos ser capazes de reconhecer essas sementes na pessoa agonizante. Mesmo que essa pessoa esteja em coma, também devemos falar com ela porque existe uma forma pela qual essa pessoa pode se comunicar conosco.

Se você não tiver medo, se você tocou a natureza do não nascimento e da morte em você, você será um elemento muito precioso para essa pessoa morrer em paz. Você será muito inspirador para ele ou ela.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Não perca nenhum vídeo novo



Toda semana publicamos um vídeo novo no canal de YouTube da Sangha (clique aqui). Mesmo quando não é possível enviar por e-mail, os vídeos estão disponíveis nesse canal e no blog da Sangha (clique aqui). O blog inclusive tem todos os textos publicados desde 2006 quando começamos. Se por acaso você não recebeu o e-mail, conferá lá!


A maior bênção



A maior bênção não é aquela que cai dos céus e nos é dada, mas é a felicidade que cada um de nós é capaz de gerar para si próprio.

- Thich Nhat Hanh


Escreva seu livro



Antes de ler o livro que o guru lhe deu
Você tem que escrever o seu.

- Raul Seixas


Não Seja Vítima



Em vez de maldizer a escuridão, por que não tenta acender uma vela?
Em vez de sentir raiva dos outros, de desperdiçar sua energia, sua força e inteligência criticando e julgando, tente mudar sua maneira de percebê-los.
Se os outros são maus, ajude-os, você que tem mais sorte.
Dê, se não deseja tomar nada deles.
Você não pode agir sobre o outro, então comece por você.
Desenvolva em você o inverso do que não gosta neles.

- Tulku Urgyen Riponché