Domingo, 1 de setembro de 2024

Primeiro mantra do amor



Um mantra é uma fórmula mágica. Toda vez que você pronuncia um mantra, pode transformar a situação imediatamente; não tem que esperar. É uma fórmula que você tem que aprender a recitar quando for apropriado. A condição que faz o mantra ter efeito é a sua plena consciência, sua concentração. Significa que estes mantras só podem ser recitados quando você estiver perfeitamente atento e concentrado. Caso contrário, não funciona.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina o Primeiro Mantra do Amor. O primeiro mantra do amor é: "Estou aqui para você." Tão fácil de praticar. Amar alguém significa estar presente para ele e estar presente é uma arte, estar presente é uma prática. Portanto esse mantra deveria ser uma prática, não apenas uma declaração.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Sem inimigos



Os seres humanos não são nossos inimigos. Nosso inimigo é a violência, a ignorância e a injustiça existentes em nós e nos outros. Quando nossas armas são a compaixão e a compreensão, não lutamos contra outras pessoas, e sim contra a tendência de invadir, dominar e explorar. Não queremos matar os outros, mas não deixaremos que eles nos dominem e explorem.

- Thich Nhat Hanh (do livro "Aprendendo a lidar com a raiva" )


Amor Verdadeiro



No amor verdadeiro o que você oferece é compreensão. Compreender é amar, já é amor. Se você não entender a si mesmo, seu próprio sofrimento, não é provável que consiga entender o sofrimento dele ou dela. Você não tem muito a oferecer e ficará frustrado, ele ou ela ficará frustrado e o relacionamento fracassará. É muito claro.

- Thich Nhat Hanh