Domingo, 8 de setembro de 2024

A direção do não-medo, não-discriminação e compaixão



Quando você tem a Visão Correta, você não pensa mais em termos de discriminação, de medo, de raiva, de desespero, de ganância. Portanto, pensar corretamente é pensar na direção do não-medo, da não-discriminação, da compaixão, da esperança. Quando você for capaz de produzir um pensamento alinhado ao pensamento correto, esse pensamento será caracterizado pela compreensão, compaixão, esperança, proteção, amor.

No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh ensina que quando você produz um pensamento como esse, você se sente maravilhoso dentro de si mesmo e o pensamento correto que você está praticando começa a curar a si mesmo e a curar o mundo. Isso já é ação, pensamento. O pensamento correto torna o mundo brilhante, bonito e saudável. Você não disse nada, não fez nada, apenas pense na direção do pensamento correto e começará a curar a si mesmo e a curar o mundo.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Percepções



Em cada um de nós há um rio de percepções. As percepções surgem, permanecem por um período de tempo e deixam de existir. Quando nossa mente não está calma, não vemos claramente. Como a superfície de um lago em um dia ventoso, a imagem que vemos é distorcida. Nossas percepções são frequentemente errôneas e nos fazem sofrer e fazer com que os outros sofram. É muito útil olhar profundamente para a natureza de nossas percepções, sem ter muita certeza de nada. Quando temos muita certeza, sofremos. Quando nos perguntamos: 'Você tem certeza?', temos a chance de olhar novamente e ver se nossa percepção está correta ou não.

- Thich Nhat Hanh


Todo evento é afortunado e infeliz



Um dia, um fazendeiro foi ao campo e descobriu que seu cavalo havia fugido. As pessoas da aldeia disseram: "Oh, que azar!" No dia seguinte, o cavalo voltou com outros dois cavalos e as pessoas da aldeia disseram: "Que boa sorte!" Então o filho do fazendeiro foi jogado de um dos cavalos e quebrou a perna. Os moradores expressaram sua simpatia: "Que azar". Logo depois, uma guerra estourou e jovens da aldeia estavam sendo recrutados. Mas como o filho do fazendeiro tinha uma perna quebrada, ele foi o único que não foi recrutado. Agora, as pessoas da aldeia disseram ao fazendeiro que a perna quebrada de seu filho era realmente "boa sorte".

Não é possível julgar nenhum evento como simplesmente afortunado ou infeliz, bom ou ruim, como mostra esta história antiga. Você deve viajar por todo o tempo e espaço para saber o verdadeiro impacto de qualquer evento. Todo sucesso contém algumas dificuldades, e cada fracasso contribui para o aumento da sabedoria ou sucesso futuro. Todo evento é afortunado e infeliz. Afortunado e infeliz, bom e ruim, esses conceitos existem apenas em nossas percepções.

- Thich Nhat Hanh