Domingo, 22 de setembro de 2024

Parar e olhar profundamente



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina a importância de parar e olhar em profundidade, obtendo insight para nossa cura. Essa cura pode ser uma ferida no corpo, na alma, na consciência, podemos ter algum desespero, muita injustiça, muita raiva.

Queremos curar e a cura é possível com a prática de parar, samatha. Se você não souber como parar de correr, a cura não poderá ocorrer. O propósito de samatha é ajudá-lo a curar. E precisamos de insight para realmente parar. Isso é vipasyana, a prática de olhar profundamente para obter um insight. Samatha e vipasyana são as duas asas de um pássaro. Eles nos transportam no caminho do insight e da parada.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Sofrimento acumulado



Talvez nosso sofrimento, nossas dificuldades, tenham se acumulado ao longo dos anos. Agora podemos aproveitar esta oportunidade para aliviar nosso sofrimento ? para nós mesmos e para as gerações que continuarão depois de nós. É por isso que precisamos ter tempo para sentar em paz e ouvir profundamente.

-- Thich Nhat Hanh (do livro "How to Listen")


Alegria interior



A alegria interior está conosco mesmo com o sofrimento, mesmo com os obstáculos e turbulências da vida. Você conhece o sofrimento, conhece os problemas, pode se sentir um pouco triste - mas isso nunca afeta a alegria interior.

- Mingyur Rinpoche