Domingo, 27 de outubro de 2024

Solte seu orgulho para praticar o verdadeiro amor



No vídeo dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina o Quarto Mantra do Verdadeiro Amor. Nos momentos em que estamos com dor, em princípio, temos que deixar a outra pessoa saber que estamos com dor, para que a outra pessoa possa fazer algo para nos ajudar a sofrer menos. É disso que trata o quarto mantra.

O quarto mantra é: "Querido, eu sofro. Por favor me ajude." Deveríamos ir até a outra pessoa e dizer honestamente: Estou com raiva. Estou com dor. Eu preciso de você. Isso seria muito bom. Porque quando duas pessoas vivem juntas, significa que elas estão compartilhando um voto, um acordo, uma com a outra. Que é nos bons e nos maus momentos, na doença e na saúde, eles juram partilhar estes momentos lado a lado.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Bondade Amorosa



A bondade amorosa refere-se ao desejo de que todos alcancem a felicidade nesta vida e o esforço que colocamos para alcançar esse objetivo.

Compaixão é a aspiração de aliviar todos da dor e do sofrimento fundamentais que decorre de não conhecer sua natureza básica - e do esforço que fazemos para alcançar o alívio dessa dor fundamental.

-Mingyur Rinpoche, extraído de seu livro, Sabedoria Alegre


Começar de Novo consigo mesmo



Todos nós podemos aprender com nossa experiência direta. Claro, temos nossas velhas energias de hábitos, mas sempre podemos cultivar novas maneiras saudáveis de pensar, falar e agir. Cada passo, cada respiração e cada viagem lhe dá essa chance. Nossa felicidade depende de nós, da nossa maneira de responder aos eventos, não de outras pessoas. Nosso sofrimento também depende de nós. Sabendo disso, não mais culpamos ou reclamamos; estamos determinados a começar de novo conosco mesmos. Porque outra oportunidade está se apresentando.

-Thich Nhat Hanh