Domingo, 1 de dezembro de 2024

Como cultivar o não-medo



No vídeo sugerido dessa semana (clique aqui). Phap Luu ensina como iluminar nosso iluminar meu sofrimento com a luz da atenção plena. Existe uma arte do sofrimento e quando aprendemos a cuidar desse sofrimento com atenção plena, então coisas maravilhosas podem acontecer. Novas possibilidades que não víamos antes.

Nossa mente está sempre projetando grandes demônios. Há coisas realmente horríveis acontecendo no mundo, que vão acontecer no futuro, e que aconteceram no passado. Mas o que fazemos disso em nossa mente? O que fazemos com essas injustiças, esse sofrimento, essa dor? Será que o transformamos num grande monstro e nos sentimos dominados pelo medo? Ou abrimos a cortina e vemos que o que pensamos ser não é a coisa real.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Interser



Se você for um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nesta folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer; e sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista. Se a nuvem não estiver aqui, a folha de papel também não pode estar aqui. Então podemos dizer que a nuvem e o papel inter-são

- Thich Nhat Hanh


Verdadeira natureza



Se você permitir que a mente descanse, a ignorância, o apego, a aversão e todas as outras aflições mentais irão gradualmente se acalmar, e a compaixão, a clareza e a expansão infinita da verdadeira natureza da sua mente serão reveladas.

- Mingyur Rinpoche