Domingo, 13 de abril de 2025

A música da respiração atenta



No vídeo lindo sugerido dessa semana (clique aqui) Thich Hanh Hanh nos ensina sobre a música da respiração consciente.

Thay ensina que muitos sentimentos, muitas formações mentais tentam se manifestar ao mesmo tempo. Você não está em paz. Ele aconselha naquele momento, quando você não está em paz, a tocar música. Você deve dizer: "Escutem, pessoal! Vocês têm a chance de se expressar. Mas agora, ouçam um pouco de música." Então você toca a música, a música da respiração consciente. Você tem o instrumento. Você toca a música para todo mundo ouvir e todos se acalmarão depois de alguns minutos. A compaixão segura a mão da raiva e eles dançam.

Depois de assistir o vídeo (clique aqui) você pode também ler o texto da transcrição (clique aqui). Lembro que os vídeos tem legenda em português, ajuste a configuração no YouTube.

Se desejar pode deixar seus comentários sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Colocar em prática



Se decorarmos um livro de 5.000 páginas sobre o Darma mas não aplicarmos os ensinamentos à vida cotidiana, o livro não servirá de nada. Só se usarmos nossa inteligência e colocarmos os ensinamentos em prática é que eles poderão nos trazer felicidade. Portanto, peço que todos baseiem sua prática em suas próprias vidas e experiências - seus sucessos e fracassos. Os ensinamentos do Buda são jóias preciosas, mas é preciso cavar bem fundo para conseguir tocá-los plenamente.

-- Thich Nhat Hanh


Aceitação



Quando digo que precisamos aceitar o que ocorre, quero dizer que não adianta ficarmos "esperneando", como crianças, diante da situação. Agir desse modo, só nos faz perder a energia que devíamos estar usando para resolvê-la. Vocês nunca tiveram a sensação de que ficar reclamando e se lamentando de uma situação só faz as coisas piorarem?

-- Lama Michel