Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

A Terra não é apenas o meio ambiente

 

Pergunta: Uma das coisas que você diz em suas palestras é sobre o Planeta Terra, nossa Mãe Terra, não ser o mesmo que o meio ambiente. Você diz que precisamos ir além do ambientalismo, e além de apenas ter ativistas ambientais. Você pode nos contar um pouco sobre o que você quer dizer com isso?

 

Thay: Se você é apenas você, e eu sou apenas eu, e somos duas entidades diferentes, como a comunicação pode ser possível? Quando você desperta, vê que a Terra não é apenas o meio ambiente. A Terra está em você, você é a Terra. Você toca a natureza do interser, e nesse momento pode ter uma comunicação real com a Terra. Essa é a forma mais elevada de oração. Aquele que reza e aquele para quem você reza não são dois.

 

Nesse tipo de relacionamento, você tem bastante amor, força, e despertar para mudar sua vida. Mudar não é apenas mudar as coisas fora de nós. Em primeiro lugar, temos que ter a Visão Correta. A Visão Correta é um tipo de visão que transcende todas as noções, incluindo as noções de ser e não-ser, criador e criatura, corpo e espírito. Esse tipo de insight é crucial para a transformação e a cura.

 

Somente quando você tem esse tipo de Visão Correta, percepção correta, a discriminação não está mais presente, e haverá comunicação e comunhão profunda, e compreensão mútua. Tudo de bom virá disso porque a discriminação traz medo, separação, ódio, raiva e sua raiz é a visão errada. A visão errada de que você e a Terra são duas entidades separadas: "A Terra é apenas o meio ambiente" - você está no centro e você quer fazer algo pela Terra para sobreviver. Essa é uma maneira dualista de ver.

 

Então inspire para estar ciente de seu corpo e olhar profundamente para seu corpo e perceber que você é a Terra e sua consciência também é a consciência da Terra. Essa consciência pode ser liberada de visões erradas, e você está fazendo o que a Mãe Terra espera que você faça: se iluminar, se tornar um Buda e ajudar outros seres vivos. Não só na Terra, mas também em outros planetas.

 

Não devemos pensar no meio ambiente como algo à parte. Não cortar a árvore, não poluir a água isso não é suficiente. Acho que todos os ativistas têm que ter uma prática espiritual para ajudar a sofrerem menos: para nutrir a felicidade em si mesmos e para lidar com o sofrimento em si mesmos, para que sejam eficazes na tentativa de ajudar o mundo, as pessoas. Com raiva, frustração, você não pode fazer muito. Você pode piorar a situação.

 

Se você tiver atenção plena e concentração suficientes, obterá insight. O insight é que o Reino de Deus está na Terra, o reino dos céus está na terra. Se tivermos esse insight, veremos que a Terra não é apenas o meio ambiente, a Terra somos nós, e cuidando da Terra, cuidamos de nós mesmos. Muitas pessoas adoecem hoje porque se alienam da Mãe Terra. Esquecem que estão na Terra, que têm um corpo que lhes foi dado pela Mãe Terra.

 

A prática da atenção plena nos ajuda a voltar ao nosso corpo e tocar a Mãe Terra dentro do nosso corpo e tocar a Terra fora do corpo. Essa prática pode ajudar a curar as pessoas. Assim, a cura das pessoas deve ir junto com a cura da Terra.

 

Esse é o ensinamento: Uma religião que não se baseia em dogmas ou uma crença nas coisas que você não pode verificar. É possível ter um tipo de prática espiritual que é baseada em evidências. Quando dizemos que a Terra, a Grande Terra é um belo bodhisattva, não estamos criando isso de nossa mente. Isso é algo que todos podem verificar - a Grande Terra é um bodhisattva real, o bodhisattva mais bonito que já vimos.

 

Você não precisa de uma crença. É uma realidade, é o fato de que a Terra está dando a vida e ela é muito bonita. Você pode olhar ao redor. Você não vê nenhum Buda ou bodhisattva tão bonito quanto nosso planeta. Então, quando as pessoas dizem: "Vamos abandonemos este reino de sofrimento para procurar um lugar mais bonito", não devemos acreditar porque já sabemos a verdade.

 

Quando dizemos que este bodhisattva tem o talento, a virtude da resistência, da estabilidade, da solidez, essa é a verdade. Este bodhisattva tem a virtude da não discriminação. Essa é a verdade. Ela pode abraçar todos, tudo. Ela nunca discrimina. Essa é a verdade.

 

Este bodhisattva é uma bela manifestação como muitas outras manifestações. A Via Láctea, o sol também são belas manifestações. A Terra deu vida, produziu muitos Budas e bodhisattvas, e santos. Essa é a verdade. O Buda, Jesus Cristo, Maomé, Virgem Maria são todos filhos da Terra. Essa é a verdade. Não precisamos mais "acreditar" em nada abstrato. Essa é a verdade.

 

Vemos que a Terra, se ela é capaz de oferecer vida, é porque ela tem elementos não-terrestres nela. Se ela não tem o sol lá em cima, como pode oferecer vida, criar vida? Então o sol está na Terra. Sabemos que muitas estrelas nos enviaram sua contribuição. A humanidade é feita de estrelas. A poeira com a qual somos feitos vem de muitas estrelas.

 

Assim, podemos ver que o um contém o todo. A Terra não é apenas a Terra; A Terra é todo o cosmos. É como se nós seres humanos não fôssemos algo separado da Terra. Um ser humano tem a Terra dentro de si. Assim, a Terra, como bela manifestação, contém em si todo um cosmos. Se você voltar à Terra profundamente, tocará todo o cosmos na Terra e transcendemos a visão dualista de que a Terra é apenas a Terra; o cosmos é maior ou algo assim.

 

Devemos transcender a noção de que que a Terra é algo habitado por um espírito, e que o bodhisattva é um espírito que habita a Terra. Devemos transcender essa ideia. Não é que adoramos um espírito que existe atrás da Terra. Porque sabemos que não estamos presos na ideia de que existem duas coisas: a Terra, que é uma coisa material, e o espírito da Terra, que é uma coisa imaterial que habita a Terra. Nossas noções de mente e matéria são apenas noções. Devemos ser capazes de transcender ambas as noções.

 

Quando percebemos que a Terra não pode ser descrita nem pela noção de matéria ou mente, quando reconhecemos as virtudes, o talento, a beleza da Mãe Terra, algo nasce em nós. Algum tipo de conexão, algum tipo de amor nasce. Admiramos. Nós amamos. Queremos estar conectados. Esse é o significado do amor. Amar significa ser um com ela, admirar, adorar. Esse é o tipo de sentimento nascido de seu contato com a Terra.

 

Quando você ama alguém, você quer dizer: "Eu preciso de você" "Eu me refúgio em você." Então isso é uma espécie de oração e isso não é superstição. Você ama a Terra, e a Terra ama você. Você faria qualquer coisa pelo bem-estar da Terra, e a Terra faria qualquer coisa pelo seu bem-estar. Esse é o tipo de resultado desse tipo de relação.

 

(Thich Nhat Hanh conversa com Jo Confino, editor executivo do Guardian, em 22 de dezembro de 2011 – transcrito do vídeo do YouTube

https://youtu.be/OJeiGMp6jvw) 

Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

Caso queira obter esse texto em formato PDF clique aqui