Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

A arte de viver e trabalhar conscientemente

 

A maneira como vivemos nossas vidas e a maneira como ganhamos a nossa vida são cruciais para a nossa alegria e felicidade. Quase metade da nossa vida é gasta no trabalho, mas como gastamos esse tempo? O trabalho que fazemos é uma expressão de todo o nosso ser. Nosso trabalho pode ser um meio maravilhoso para expressamos nossas mais profundas aspirações, e também uma grande fonte de alimento, paz, alegria, transformação e cura. Por outro lado, o trabalho que fazemos e a forma como fazemos também pode causar muito sofrimento. O que fazemos com nossas vidas e se estamos conscientes ou não determina o quanto de paz e alegria que criamos. Se nós trazemos a nossa consciência para cada momento, se praticamos a atenção plena em tudo o que fazemos, o nosso trabalho pode nos ajudar a realizar o nosso ideal de viver em harmonia com os outros e de cultivar a compreensão e compaixão.

 

Vivemos em um tempo e lugar onde não é fácil encontrar um emprego. Sabemos, porém, que nosso bem-estar não depende apenas de ter uma fonte de renda, mas de ter um trabalho em que possamos cultivar a alegria e felicidade, um trabalho que não seja prejudicial aos seres humanos, animais, plantas ou a Terra. O ideal é que sejamos capazes de encontrar um emprego e trabalhar de tal forma que o nosso trabalho seja  benéfico para a Terra e para todos os seres vivos.

 

Não importa o que o seu trabalho seja, há muita coisa que você pode fazer para ajudar os outros, criando um ambiente de trabalho feliz, um lugar onde você possa trabalhar com alegria e harmonia, sem estresse e tensão. As práticas da respiração consciente, sentar consciente, alimentação consciente e andar consciente podem contribuir para um ambiente positivo e livre de estresse no trabalho. Aprender a arte de parar, de liberar a tensão, de usar a fala amorosa e a escuta profunda e compartilhar essa prática com outras pessoas pode ter um enorme impacto sobre o nosso próprio prazer no trabalho e na cultura da nossa empresa.

 

Quando sabemos como cuidar de nossas emoções fortes e estabelecer bons relacionamentos no trabalho, há melhora da comunicação, o estresse é reduzido e o nosso trabalho se torna muito mais agradável. Este é um grande benefício não só para nós mesmos, mas também para aqueles com quem trabalhamos, aos nossos entes queridos, nossas famílias, e para toda a sociedade.

 

A energia de plena consciência (mindfulness) é o ato de trazer a atenção plena ao que está acontecendo no momento presente. Trazemos as nossas mentes de volta para os nossos corpos e voltamos para casa, para o momento presente. Ela começa com a consciência plena de nossa respiração: a nossa inspiração e expiração. Plena consciência é o tipo de energia que nos ajuda a estar totalmente presentes, viver a vida no aqui e agora. Cada um de nós pode gerar a energia de consciência. Quando você inspira e expira, concentrando-se no ar entrando e saindo do seu corpo, isso é chamado de respiração consciente. Quando você bebe um copo de água ou uma xícara de chá, concentrando toda a sua atenção sobre o consumo e não pensa em mais nada, isso é chamado consumo consciente. Quando você anda e foca sua atenção em seu corpo, sua respiração, seus pés e os passos que você faz, isso é chamado de andar consciente.

 

Ao trazer a nossa atenção primeiramente para a nossa respiração, somos capazes de unir corpo e mente e chegar totalmente no momento presente. A partir deste local, nós poderemos ser mais conscientes de tudo o que está acontecendo no momento presente e vê-lo com outros olhos, sem sermos apanhados pelo passado ou levados pelas preocupações sobre o futuro. Você sabe que o futuro é apenas uma noção. O futuro é feito de uma única substância, que é o momento presente. Se você cuidar bem do presente, não há necessidade de se preocupar com o futuro. Ao cuidar do presente, você estará fazendo tudo o que pode para garantir um bom futuro. Devemos viver o momento presente, de tal forma que a paz e a alegria sejam possíveis no aqui e agora, e que amor e compreensão sejam possíveis. Essa é a melhor coisa que podemos fazer pelo futuro.

 

Todo ato comum pode ser transformado em um ato de consciência: escovar os dentes, lavar os pratos, andar, comer, beber ou trabalhar. E, claro, a atenção plena não é apenas consciência de coisas positivas. Quando a alegria se manifesta, nós praticamos a atenção plena na alegria. Mas quando a raiva se manifesta, nós praticamos a atenção plena na raiva. Seja qual for a emoção forte que surgir, se aprendermos a praticar a atenção plena da emoção, reconhecendo a emoção e não suprimindo-a ou agindo sobre ela, em seguida, a transformação acontecerá e seremos capazes de encontrar mais alegria, paz, e conscientização.

 

Você pode pensar que não tem tempo para praticar a atenção plena, que o seu dia de trabalho é tão cheio e que você está ocupado demais para a prática de estar atento. Você pode pensar que a atenção plena é algo que só se pode praticar quando tiver tempo, como durante suas férias ou ao apreciar a natureza. Mas podemos praticar a atenção plena em qualquer lugar, a qualquer hora e em casa ou no trabalho, mesmo durante o nosso dia de trabalho muito ocupado. Nós não precisamos definir um tempo separado a fim de praticar. Leva apenas algumas respirações para gerar a energia de consciência e nos trazer de volta para o momento presente. Podemos praticar durante todo o dia e obter os benefícios da nossa prática imediatamente. Sentados no ônibus, dirigindo o carro, tomando um banho ou preparando o café da manhã, podemos desfrutar de fazer todas essas coisas.

 

Não podemos dizer: "Eu não tenho tempo para praticar." Não. Temos tempo de sobra. Isto é muito importante perceber. Quando você pratica a atenção plena e gera paz e alegria, você se torna um instrumento de paz, trazendo paz e alegria para si mesmo e para os outros. Quando chegamos ao lar do momento presente, e deixamos ir pensamentos sobre o passado ou o futuro, isso é chamado de parar. Nós praticamos o parar, a fim de estar presentes para nós mesmos e para o mundo que nos rodeia. Quando aprendemos a parar, começamos a ver, e quando vemos, nós entendemos. Desta forma, podemos gerar compreensão, compaixão, paz e felicidade.

 

A fim de estar totalmente presentes para o nosso trabalho, para os nossos colegas de trabalho, para os nossos amigos e familiares, é preciso aprender a arte de parar. Até  pararmos e observarmos o que está acontecendo no momento presente, não poderemos gerar alegria, consciência, ou compaixão.

 

Eu conheço um homem que presta muita atenção ao andar com consciência entre os compromissos de negócios. Ele caminha com atenção plena, consciente de sua inspiração e expiração, enquanto caminha entre os edifícios de escritórios no centro de Denver. Transeuntes sorriem para ele, porque ele parece muito calmo em meio a todas as pessoas correndo. Ele diz que seus encontros, mesmo com pessoas difíceis, tornaram-se muito mais fáceis e mais agradáveis desde que começou esta prática.

 

Casa e trabalho estão conectados. A maneira pela qual você se preparara para o trabalho, vai para o trabalho, e o jeito que você se comporta enquanto está lá, afeta não apenas aqueles com quem trabalha, mas também a qualidade do seu trabalho. Tudo o que fazemos em nossas vidas tem um efeito sobre o nosso trabalho. Eu, pessoalmente, sou um poeta, mas eu gosto muito de trabalhar no cultivo de hortaliças para o jardim. Um dia, um estudioso americano me disse: "Não desperdice o seu tempo de jardinagem com o cultivo de alface. Ao invés disso você deve escrever mais poemas; Outros podem cultivar alfaces." Essa não é a minha maneira de pensar. Eu sei muito bem que, se eu não cultivar alfaces, eu não posso escrever poemas. Os dois estão interligados. Comer o café da manhã conscientemente, lavar os pratos, e cultivar alfaces com atenção são essenciais para que eu seja capaz de escrever poesia também. A forma como alguém lava os pratos revela a qualidade de sua poesia.

 

Da mesma forma, quanto mais consciência e atenção trazemos para todas as nossas ações diárias, incluindo o nosso trabalho, melhor será o nosso trabalho. Nossas vidas pessoais não são separadas de nossas vidas profissionais. Nossa incapacidade de estar atentos, de trazer toda a nossa atenção para o que estamos fazendo em nossas vidas cotidianas, tem custos pessoais e profissionais. Para entender o que nos está acontecendo no trabalho, precisamos olhar para nossas vidas em casa e nossas famílias.

 

A prática de plena consciência ajuda-nos a construir um sistema imunológico saudável para a nossa família. Quando o vírus penetra no corpo de um organismo, o organismo toma conhecimento de que foi invadido e produz anticorpos, de modo a resistir ao invasor. O sistema imunológico é um agente de proteção. Se não há anticorpos suficientes para combater o vírus, o sistema imunológico os produz mais rapidamente, a fim de lidar com a invasão e se sustentar. Desta forma, podemos dizer que o sistema imunológico é um reflexo da consciência atenta do corpo. Da mesma forma, quanto mais atenção nós produzirmos, mais poderemos proteger e cuidar de nós mesmos.

 

A família é um organismo vivo que tem a capacidade de proteger e curar a si mesma. Suponha que seu filho está sofrendo. Se ele não sentir que está recebendo atenção suficiente ou que alguém o está ouvindo, ele vai tentar lidar com seus problemas por conta própria. No entanto, como as crianças muitas vezes não sabem como lidar com o seu sofrimento, elas podem tentar ignorá-lo, cobri-lo ou disfarçá-lo com um comportamento doentio.

 

Sofrimento não resolvido pode afetar toda a família. Se uma criança não está feliz, os pais ou irmãos e irmãs não poderão ser felizes. Se pudermos dar atenção consciente ao sofrimento do nosso filho, reconhecê-lo e cuidar dele, isso vai ajudar a criança a resolver seus problemas e curar a sua dor, o que irá beneficiar toda a família.

 

Ter consciência do sofrimento e encontrar formas de ajudar a aliviá-lo na nossa vida doméstica vão nos ajudar a sermos mais capazes de compreender e lidar com situações difíceis que surgem no trabalho, especialmente se estamos em ocupações de alto estresse. Precisamos saber como lidar com nosso próprio sofrimento, a fim de sermos capazes de entender os outros.

 

Nosso ambiente de trabalho é como um organismo vivo também. Se trouxermos o nosso estresse de casa para o nosso trabalho, pode ser como uma infecção. Da mesma forma, se trouxermos plena consciência de casa para o trabalho, a nossa presença consciente pode tornar o nosso ambiente de trabalho um lugar mais saudável e mais feliz para todos.

 

Podemos nos perguntar se sabemos como produzir um sentimento de alegria, ou se sabemos como relaxar e desfrutar do almoço, ou se vamos respirar antes de pegar o telefone ou antes de entrar em uma reunião difícil. Estas questões são muito práticas e muito importantes. A maneira como se vestir, escovar os dentes ou comer o nosso café da manhã também é importante. Se praticarmos atenção nessas pequenas ações diárias, saberemos como aproveitar o nosso dia, como deixar ir a tensão no trabalho e como reduzir o estresse. A prática de plena consciência pode ajudar-nos a cultivar mais consciência e alegria em nossas vidas e no nosso trabalho.

 

(Do livro ”Work” de Thich Nhat Hanh)

(Tradução para o português: Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui