Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Como lidar com emoções fortes

 

A prática da respiração consciente é muito importante e não deveríamos esperar até emoções fortes venham para praticarmos. Nós temos que nos treinar. Com a prática, quando a emoção vem naturalmente, você se lembrará de praticar.

 

A emoção é como uma tempestade, e você sente que ela está vindo. Se você nota uma emoção forte vindo, você se prepara no intuito de recebê-la e lidar com ela. Largue qualquer coisa que você esteja fazendo, sente-se ou deite-se e espere por ela enquanto pratica respiração consciente.

 

Na posição sentado ou deitado, você inspira e se torna consciente do abdômen subindo e descendo. Essa é a respiração profunda. Para emoções fortes, precisamos da respiração abdominal profunda. Você respira de tal forma que o estômago sobe o mais alto possível e quando você expira, você o abaixa o máximo possível.

 

Se você está na posição sentada, talvez goste de colocar a sua mão na barriga para sentir o abdômen subindo e descendo. Se você está na posição sentada, pode fazer o mesmo. Em vez de ficar no nível do cérebro, você traz a sua consciência para baixo. Você foca a sua atenção no nível do umbigo.

 

Quando há uma tempestade, você olha para a janela e vê uma árvore parada na tempestade. Se olhar para o topo da árvore, verá os galhos e as folhas indo e voltando, violentamente de acordo com o vento. Portanto, o nível do cérebro é como o topo da árvore. Não fique lá, no momento da tempestade. Traga a sua atenção para baixo, no nível do umbigo e é por isso que é bom observar o subir e o descer do seu abdômen enquanto inspira e expira na posição sentada ou na posição deitada. Apenas foque toda a sua atenção na inspiração e no subir do seu abdômen. Isso é o suficiente.

 

Durante esse tempo, mantenha vivo o tipo de insight que nós tivemos. “Eu sou mais, eu sou muito mais do que as minhas emoções. Eu sou forma, sentimentos, percepções, formações mentais e consciência. Eu sou muito mais do que uma emoção. Uma emoção é algo que vem, fica por algum tempo e vai embora. Eu não preciso morrer devido a uma emoção. Eu sei que posso lidar com uma emoção através da prática da respiração profunda e consciente. Eu já sobrevivi às emoções antes.”

 

Tivemos esse tipo de insight, e devemos nos lembrar, devemos nos recordar. A atenção plena também significa lembrar. Você tem insight, você sabe as coisas, no entanto, você não sabe como fazer bom uso do que você sabe. Você tem insight e deve fazer bom uso dele.

 

A pessoa jovem está sobrecarregada por fortes emoções. Ela acredita que é apenas a sua emoção. Ela não sabe que é muito mais do que a uma emoção. Ela acredita que a única maneira de findar o seu sofrimento é se matando. Essa é uma percepção incorreta. É por isso que temos que lembrá-la de que ela é mais do que uma percepção, de que a percepção é impermanente, ela vem, fica por algum tempo e se vai.

 

Esse tipo de insight pode ser transmitido a ela ou a ele. Talvez o celular possa ter uma função para nos lembrar. Eu vou falar com as pessoas no Google porque teremos um dia de prática juntos que pode nos levar a ter um tipo de um tipo de dispositivo eletrônico que nos ajude a voltar a nós mesmos.

 

Quando existir uma forte emoção, ele nos convidará a inspirar e expirar e nos lembrará: “Querido amigo, você é muito mais do que as suas emoções. Você pode lidar com as suas emoções através da prática da respiração consciente. Você tem que sobreviver a qualquer emoção forte. Você não precisa morrer devido apenas a uma emoção.” Eu penso que esse tipo de coisa ajudará as pessoas mais jovens. Porque ajuda a tocar a compreensão que já está nele ou nela.

 

Apenas lembre-se: Mantenha essa compreensão viva e pratique a respiração profunda e você sobreviverá muito bem às fortes emoções. Quando a forte emoção for embora você diz: "Até a próxima! Ela pode vir, eu sei lidar com ela, eu não tenho medo.”

 

Se uma mãe sabe como fazer isso, ela pode ajudar o seu filho, menino ou menina a fazer isso. Quando o filho tiver uma crise, uma forte emoção. “Querido, segure na mão da mamãe, devemos respirar juntos. Vamos inspirar enquanto o nosso estômago está subindo. enquanto o nosso estômago está descendo. Vamos respirar juntos.” Mãe e filho, mãe e filha juntos.

 

Você pode usar a sua atenção plena, pode usar a sua energia para ajudar a criança a focar sua atenção na inspiração e na expiração. Você pode ajudar. Juntos, vocês podem permitir a emoção ficar por algum tempo e deixá-la ir. Como você é um praticante, pode transmitir à criança a sua energia, a sua prática.

 

Você pode treinar seu filho para fazer isso. Se você treinar estudantes e crianças para fazer isso, pode salvar a vida deles. Porque mais tarde, ao se confrontarem com fortes emoções, eles se lembrarão de praticar e não se matarão. Porque o número de jovens se matando é muito grande nos Estados Unidos. Na França, na Grã-Bretanha, no Reino Unido, os jovens se matam, bastante.

 

Portanto, a respiração consciente serve para nos ajudar a acalmar o nosso corpo, a acalmar a nossos sentimentos, nossas emoções. Nós sabemos que precisamos do insight para sermos capazes de relaxarmos nosso corpo e a acalmar as nossas emoções. Insight não é algo que vem mais tarde. Assim que você tiver atenção plena, a concentração e o insight já estão presentes na atenção plena. Se você continuar, a concentração ficará mais profunda e o insight ficará melhor. Com esses três tipos de energia, você pode lidar com qualquer dor que estiver acontecendo em você.

 

(Palestra de Darma em 27 de agosto de 2013– transcrito do vídeo do YouTube

https://youtu.be/Wfi8q4wigd0)

Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

 

Caso queira obter esse texto em formato PDF clique aqui