Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Uma ética global

 

O caminho da irmandade é mais precioso que qualquer ideologia ou religião.

 

Tudo, mesmo o Buda, está sempre mudando e evoluindo. Graças a nossa prática de olhar em profundidade, podemos perceber que os sofrimentos da nossa época são diferentes daqueles do tempo de Sidarta e, portanto os métodos de prática deveriam também ser diferentes. É por isso que o Buda dentro de nós também precisa evoluir de forma que o Buda possa ser relevante para a nossa época.

 

O Buda de nosso tempo pode usar telefone, e até mesmo um telefone celular, mas ele está livre daquele telefone celular. O Buda da nossa época sabe como ajudar a prevenir a destruição ambiental e o aquecimento global. Ele não destruirá a beleza do planeta ou desperdiçará todo seu tempo competindo com outras pessoas.

 

O Buda de nossa época quer oferecer ao mundo uma ética global de forma que todos possam concordar em um bom caminho a seguir. Harmonia global não é possível se não temos uma ética global. O Buda de nossa época quer restaurar a harmonia, cultivar a irmandade, proteger todas as espécies do planeta, prevenir o desmatamento e reduzir a emissão de gases tóxicos.

 

Como você é uma continuação do Buda, pode oferecer ao mundo um caminho que possa evitar a destruição do ecossistema, um caminho que possa reduzir a quantidade de violência e desespero. Seria muito gentil de sua parte ajudar ao Buda a continuar a realizar o que ele começou a 2.600 anos.

 

Nosso planeta Terra tem uma variedade de vida e cada espécie depende de todas as outras espécies de forma a ser capaz de se manifestar e continuar. Não estamos apenas fora uns dos outros, mas estamos também dentro. É muito importante segurar a Terra em nossos braços e em nosso coração, para preservar o lindo planeta e para proteger todas as espécies. O Sutra do Lótus menciona o nome de um bodisatva especial – Dharanimdhara, ou o Dono da Terra – como alguém que preserva e protege a Terra.

 

Dharanimdhara é a energia que nos mantém juntos como um organismo. Ela é como uma engenheira ou arquiteta cuja tarefa é criar espaço para vivermos, criar pontes para atravessarmos de um lado ao outro, construir estradas de forma que possamos ir para as pessoas que amamos. Sua tarefa é estreitar a comunicação entre seres humanos e as outras espécies e proteger o meio ambiente.

 

É dito que quando o Buda tentou visitar sua mãe, Mahamaya, que havia falecido, foi Dharanimdhara que construiu a estrada na qual o Buda viajou. Embora Dharanimdhara seja mencionada no Sutra do Lótus, não tem um capítulo próprio. Deveríamos reconhecer este bodisatva de forma a colaborar com ela. Deveríamos todos ajudar a criar um novo capítulo para ela, porque Dharanimdhara está desesperadamente necessitando nesta era de globalização.

 

Quando você contempla uma laranja, vê que tudo na laranja participa da construção da laranja. Não apenas os gomos pertencem a laranja, a casca e as sementes também são parte da laranja. Isto é o que chamamos o aspecto universal da laranja. Tudo na laranja é a laranja, mas a casca permanece sendo a casca, a semente permanece sendo a semente, o gomo permanece sendo o gomo da laranja.

 

O mesmo é verdade com nosso globo. Embora tenhamos nos tornado uma comunidade mundial, os franceses continuam franceses, os japoneses continuam japoneses, os budistas continuam budistas e os cristãos continuam cristãos. A casca da laranja continua a ser a casca e os gomos continuam a ser os gomos. Os gomos não precisam se transformar em casca de forma a haver harmonia.

 

Harmonia, contudo é impossível se não tivermos uma ética global, e a ética global que o Buda sugeriu são os Cinco treinamentos de Plena Consciência. Eles são o caminho que deveríamos seguir nesta era de crise global porque eles são práticas de irmandade, entendimento, amor, e a prática de nos protegermos e protegermos o planeta. Os Treinamentos de Plena Consciência são realizações concretas de plena consciência. Eles não são sectários, não levam a marca de nenhuma religião, raça ou ideologia. Sua natureza é universal.

 

Sempre dizemos que não é necessário que as pessoas se denominem budistas de forma a praticar os treinamentos. Podemos adotá-los sendo cristãos, judeus, muçulmanos, ou sendo franceses, japoneses, chineses ou americanos. Tudo que tem a capacidade de nos trazer consciência, tudo que pode gerar entendimento, aceitação mútua e amor é parte do budismo, mesmo que os termos budistas não estejam lá. Você também pode inspirar amigos a retornarem para suas raízes e descobrir o equivalente aos Cinco Treinamentos de Plena Consciência inerentes a sua própria tradição, seja ela o islamismo, judaísmo, cristianismo ou outra tradição.

 

Quando você pratica os Cinco Treinamentos se torna um bodisatva ajudando a criar harmonia, proteger o meio-ambiente, guarda a paz e cultiva irmandade. Não apenas você guarda as belezas de sua própria cultura, mas também aquelas de outras culturas e todas as belezas da Terra. Com os Cinco Treinamentos no seu coração, você já está no caminho da transformação e cura.

 

Primeiro Treinamento: Consciente do sofrimento causado pela destruição de vidas, comprometo-me cultivar a compaixão e aprender meios de proteger a vida de pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado a não matar, não deixar que outros matem, não tolerar qualquer ato de matar no mundo, em meu pensamento e no meu modo de viver.

 

Segundo Treinamento: Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, pelo roubo e pela opressão, comprometo-me cultivar o amor, a bondade e aprender meios de trabalhar para o bem-estar de pessoas, animais, plantas e minerais. Praticarei a generosidade compartilhando meu tempo, minha energia e recursos materiais com aqueles que estão necessitados. Estou determinado a não roubar e a não ter em minha posse qualquer coisa que pertença a outra pessoa. Respeitarei a propriedade alheia e impedirei que se aproveitem do sofrimento humano e de outras espécies na Terra.

 

Terceiro Treinamento: Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, comprometo-me agir com responsabilidade e aprender meios de proteger a segurança e a integridade de indivíduos, casais, famílias e da sociedade. Estou determinado a não me envolver em relações sexuais sem amor e sem um compromisso a longo prazo. A fim de preservar a minha felicidade e a de outras pessoas estou determinado a respeitar meus compromissos e os alheios. Farei tudo que estiver ao meu alcance para proteger crianças de abusos sexuais e impedir a separação de casais e de famílias devido à má conduta sexual.

 

Quarto Treinamento: Consciente do sofrimento causado pela fala descuidada e pela incapacidade de ouvir as pessoas comprometo-me cultivar a fala amorosa e a escuta atenciosa a fim de levar alegria e felicidade a outras pessoas, aliviando-as de seus sofrimentos. Sabendo que as palavras podem gerar felicidade ou sofrimento, estou determinado a falar honestamente, com palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança. Não divulgarei notícias sem ter certeza de que são verdadeiras, não criticarei ou condenarei atos dos quais não esteja seguro. Evitarei o uso de palavras que possam causar divisão, discórdia ou que possam causar ruptura na família ou na comunidade. Estou determinado a empregar todos meus os esforços para reconciliar e resolver todos os conflitos, ainda que pequenos.

 

Quinto Treinamento: Consciente do sofrimento causado pelo consumo irrefletido, comprometo-me cultivar boa saúde, tanto física como mental para mim, minha família e para a sociedade praticando o ato de comer, beber e consumir de modo consciente. Farei ingestão de produtos que preservem a paz, o bem-estar e a alegria em meu corpo, em minha consciência, no corpo da coletividade, na consciência de minha família e da sociedade. Estou determinado a não ingerir álcool ou outro tóxico, alimentos ou produtos que contenham toxinas tais como alguns programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicando meu corpo e minha consciência com estes venenos estou traindo meus antepassados, meus pais, a sociedade e as futuras gerações. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a angústia e a confusão em mim e na sociedade adotando hábitos de consumo salutares para mim e para sociedade. Compreendo que uma conduta adequada é importante tanto para a autotransformação como para a transformação da sociedade.

 

No Primeiro Treinamento fazemos o voto de proteger toda a vida na Terra e não apoiar atos de matança. No Segundo Treinamento prometemos praticar a generosidade e não apoiar a injustiça social e opressão. No Terceiro Treinamento fazemos o compromisso de nos comportar responsavelmente nas nossas relações e não nos engajarmos em má conduta sexual. O Quarto Treinamento nos pede para praticarmos a fala amorosa e a escuta profunda de forma a aliviar os outros de seu sofrimento.

 

A prática do consumo consciente e alimentação consciente é o objeto do Quinto Treinamento. Este treinamento é a saída para a situação difícil na qual o mundo se encontra. Quando praticamos o Quinto Treinamento, reconhecemos exatamente o que consumir e o que não consumir de forma a manter nossos corpos, nossa mente e a Terra saudáveis e não causar sofrimento para nós mesmos e para os outros.

 

Consumo consciente é o caminho para curar a nós mesmos e o mundo. Como uma família espiritual e como família humana, podemos todos reverter o aquecimento global seguindo esta prática. Deveríamos nos tornar conscientes da presença do bodisatva Dharanimdhara em cada um de nós. Deveríamos ser as mãos e os braços de Dharanimdhara de forma a poder agir rapidamente.

 

Você deve ter ouvido que Deus está em nós, ou que o Buda está em nós. Mas para a maioria de nós esta é uma noção abstrata. Temos uma vaga idéia do que o Buda ou Deus realmente é. Na tradição budista, o Buda reside em nós como uma energia – a energia de plena atenção, a energia da concentração e a energia do insight – que irá nos trazer entendimento, compaixão, amor, alegria, união e não-discriminação.

 

Alguns de nossos amigos cristãos falam do Espírito Santo como a energia de Deus. Seja o que for que o Espírito Santo seja, há cura e amor. Podemos falar da mesma maneira sobre a plena atenção, concentração e insight. As energias da plena atenção, concentração e insight geram entendimento, compaixão, perdão, alegria, transformação e cura. Esta é a energia do Buda. Se você é habitado por esta energia, você é um Buda, pelo menos por um momento. E esta energia pode ser cultivada e pode se manifestar plenamente em você.

 

(Do livro “The world we have” – Thich Nhat Hanh)

(Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

 

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui