Sangha Virtual

 Estudos Budistas

Tradição do Ven. Thich Nhat Hanh

 

Visão correta é a direção do não-medo, não-discriminação e compaixão

 

Quando você tem a Visão Correta, você não pensa mais em termos de discriminação, de medo, de raiva, de desespero, de ganância. Portanto, pensar corretamente é pensar na direção do não-medo, da não-discriminação, da compaixão, da esperança. Quando você for capaz de produzir um pensamento alinhado ao pensamento correto, esse pensamento será caracterizado pela compreensão, compaixão, esperança, proteção, amor.

 

Quando você produz um pensamento como esse, você se sente maravilhoso dentro de si mesmo e o pensamento correto que você está praticando começa a curar a si mesmo e a curar o mundo. Isso já é ação, pensamento. O pensamento correto torna o mundo brilhante, bonito e saudável. Você não disse nada, não fez nada, apenas pense na direção do pensamento correto e começará a curar a si mesmo e a curar o mundo.

 

É por isso que a primeira palestra de Dharma do Buda é muito importante. É a base para a ética budista, para a moralidade budista. Com a Visão Correta, você pode praticar a Fala Correta. Com a Visão Correta não há mais discriminação, medo e ganância.

 

É por isso que a Fala Correta é o tipo de discurso que vai na direção da compreensão, da compaixão, do apoio, do perdão. Quando você consegue dizer algo assim, você se sente maravilhoso. Quando você consegue escrever uma carta com a Fala Correta, você se sente maravilhoso. Ela tem a capacidade de reconciliar, de curar. Com a Visão Correta você pode praticar a Ação Correta.

 

A Ação Correta é o tipo de ação que tem o poder de proteger, de salvar, de ajudar, de apoiar. E tudo isso não seria possível sem a Visão Correta. Com a Visão Correta você praticará o Modo de Vida Correto. Você terá um emprego, você terá o tipo de trabalho que não será prejudicial aos outros seres vivos e à natureza. Você pode proteger o meio ambiente, você pode seguir o caminho do desenvolvimento sustentável. E isso só é possível com a Visão Correta.

 

A Visão Correta é que você não é apenas si mesmo, você também é o seu ambiente. No ensinamento budista é muito claro que o nosso pensamento, a nossa fala, a nossa ação trarão o nosso futuro. E nosso futuro somos nós e o meio ambiente. Não somos apenas isto, somos também aquilo, porque o nosso ambiente é uma coprodução nossa. Então, coproduzimos isso e coproduzimos aquilo.

 

Portanto, o ambiente não é outra coisa. Você é o seu ambiente. Você é o mundo. Essa é a Visão Correta. A Visão Correta é que você contém o ambiente e o ambiente contém você. Estes dois não são duas entidades separadas, e isso é interexistência. Você inter-é com seu ambiente. O ambiente está em você e você está no ambiente. Essa é a visão budista da interexistência.

 

Existem muitas palavras, muitas noções, muitos ensinamentos, mas são a mesma coisa. Essa é a forma não-dualista de compreender o mundo, de ver o mundo. Sem essa Visão Correta não é possível praticar o Pensamento Correto, a Fala Correta, a Ação Correta e o Modo de Vida Correto, a Diligência Correta, a Atenção Plena Correta, a Concentração Correta.

 

Cultivar a atenção plena, a concentração e o insight trazem o Pensamento Correto, a Fala Correta, a Ação Correta, o Modo de Vida Correto e a Diligência Correta que farão do mundo um lugar melhor para todos viverem.

 

Os Cinco Treinamentos devem representar e refletir o Pensamento Correto, a Fala Correta, a Ação Correta, o Modo de Vida Correto, a Diligência Correta e baseados na atenção plena, na concentração e no insight. É por isso que é muito importante que reescrevamos os Cinco Treinamentos de tal forma que quando as pessoas os leiam vejam que este modo de vida, este modo de viver é o caminho da paz, o caminho do amor baseado no insight.

 

E é por isso que quando você reescreve os Cinco Treinamentos de Plena Atenção você tem que trazer o ensinamento do Nobre Caminho Óctuplo para eles. Você vê atenção plena neles. Você vê concentração neles. Você vê uma visão neles. E você vê o pensamento correto, a fala correta, a ação correta, o modo de vida correto, a diligência correta neles.

 

Aqueles de nós que estudaram a história do Budismo sabemos que existem muitos praticantes do Budismo que tentaram, praticaram, trabalharam arduamente para desenvolver e continuar o trabalho iniciado pelo Buda. O Buda teve cerca de 45 anos de ensino e 45 anos de docência não é muito tempo, não. Então ele não teve tempo suficiente para elaborar seu ensinamento. Os Cinco Preceitos, os Cinco Treinamentos de Atenção Plena, ou mesmo o Pratimoksa devem ser revisados, devem ser melhorados.

 

É por isso que os seus discípulos durante os 2.500 anos de história budista tentaram fazer esse trabalho. O Budismo Mahayana é uma tentativa, uma tentativa muito bem-sucedida de renovar os ensinamentos do Buda, de torná-los mais acessíveis aos tempos modernos.

 

Houve sutras Mahayana que surgiram mais tarde tentando ajudar a trazer mais ensinamentos do Buda para os Cinco Treinamentos de Plena Atenção. Existe um sutra chamado Upasaka Sila Sutra. É um sutra Mahayana que tentou apresentar os Cinco Treinamentos de Atenção Plena de uma forma que pudesse incorporar mais os ensinamentos budistas sobre ética e moralidade.

 

Existem os preceitos do Bodhisattva. Os preceitos do Bodhisattva surgiram após o falecimento do Buda. Os preceitos do Bodhisattva incluem os dez preceitos básicos, os preceitos fortes e os 48 preceitos menores. Esse é um trabalho Mahayana. Esta é mais uma tentativa de atualizar os ensinamentos do Buda sobre ética e moralidade. Os 14 Treinamentos de Atenção Plena da Ordem do Interser também são outra tentativa de renovar, de trazer mais ensinamentos do Buda para os preceitos.

 

Portanto, há muitos sutras, muitos sastras que foram escritos durante o curso da história budista para ajudar a renovar e melhorar os ensinamentos estabelecidos pelo Buda durante os seus 45 anos de ensino. E hoje, e este ano, temos este Retiro de Inverno de 3 meses onde tentamos fazer o mesmo tipo de coisa. Tentamos reescrever os Cinco Treinamentos de Atenção Plena, para que eles possam incorporar os ensinamentos básicos do Buda.

 

(Palestra de Darma: em 21 de dezembro de 2008– transcrito do vídeo do YouTube

https://youtu.be/KF9HMGl2OHY)

Traduzido por Leonardo Dobbin)

Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

 

 

Caso queira obter esse texto em formato PDF clique aqui