Primeiro Treinamento - Reverência à Vida
Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar o insight do interser, a compaixão, e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar qualquer ato de matança no mundo, no meu pensamento ou no meu modo de vida. Ao ver que as ações prejudiciais surgem da raiva, do medo, da avidez e da intolerância - que, por sua vez, originam-se do pensamento dualista e discriminativo - cultivarei a abertura, a não discriminação e o não apego a pontos de vista, de modo a transformar a violência, o fanatismo e o dogmatismo em mim mesmo e no mundo.
O Primeiro Treinamento - (Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta”)
Clique aqui para ouvir o Primeiro Treinamento na voz de Giselle Tigre.
Segundo Treinamento - Verdadeira Felicidade
Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, eu me comprometo a praticar a generosidade em meus pensamentos, palavras e ações. Estou determinado a não roubar e a não possuir qualquer coisa que pertença a outros, e compartilharei meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitem. Praticarei o olhar profundamente para ver que a felicidade e o sofrimento dos outros não estão separados da minha própria felicidade e sofrimento. Praticarei para ver que a verdadeira felicidade não é possível sem compreensão e compaixão, e que correr atrás de riqueza, fama, poder e prazeres sensoriais pode gerar muito sofrimento e desespero. Estou consciente de que a felicidade depende da minha atitude mental e não de condições externas, e posso viver feliz no momento presente simplesmente ao lembrar que já tenho condições mais do que suficientes para ser feliz. Eu me comprometo a praticar o Meio de Vida Correto para reduzir o sofrimento dos seres vivos na Terra e não contribuir para a mudança climática.
O Segundo Treinamento - (Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta”)
Clique aqui para ouvir o Segundo Treinamento na voz de Giselle Tigre.
Terceiro Treinamento - Verdadeiro Amor
Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade e a aprender maneiras de proteger a segurança e a integridade dos indivíduos, casais, famílias e sociedade. Consciente de que desejo sexual não é amor e que a atividade sexual motivada pelo desejo desmedido sempre me prejudica e prejudica os outros, estou determinado a não me envolver em relações sexuais sem consentimento mútuo, verdadeiro amor e um compromisso profundo e de longo prazo. Estou decidido a buscar apoio espiritual à integridade do meu relacionamento em minha família, amigos e sangha - nas pessoas em quem confio e que me amparam. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e evitar que casais e famílias sejam desfeitos pela má conduta sexual. Ao ver que corpo e mente são um só, eu me comprometo a aprender maneiras apropriadas de cuidar da minha energia sexual e cultivar os quatro elementos básicos do verdadeiro amor - bondade amorosa, compaixão, alegria e inclusão - para minha maior felicidade e a maior felicidade de todos. Reconhecendo a diversidade da experiência humana, me comprometo a não discriminar nenhuma identidade de gênero ou orientação sexual. Ao praticar o verdadeiro amor, sabemos que nossa continuação será bela no futuro.
O Terceiro Treinamento - (Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta”)
Clique aqui para ouvir o Terceiro Treinamento na voz de Giselle Tigre.
Quarto Treinamento - Fala Amável e Escuta Profunda
Consciente do sofrimento causado pela fala não conscienciosa e minha falta de habilidade em ouvir os outros, eu me comprometo a cultivar a fala amável e a escuta compassiva para aliviar o sofrimento, e promover a reconciliação e a paz em mim mesmo e entre indivíduos, grupos religiosos, etnias e nações. Consciente de que as palavras podem criar tanto felicidade quanto sofrimento, eu me comprometo a falar a verdade com palavras que inspirem confiança, alegria e esperança. Ao perceber a raiva se manifestando em mim, eu me comprometo a não falar. Praticarei a respiração e o caminhar em plena consciência para reconhecer minha raiva e olhar profundamente para ela. Sei que as raízes da raiva podem estar em minhas percepções errôneas ou na falta de compreensão do meu próprio sofrimento e do sofrimento do outro. Falarei e escutarei de um jeito que ajude a transformar o sofrimento em mim e no outro, encontrando uma saída para situações difíceis. Eu me comprometo a não espalhar notícias das quais não tenha certeza e a não usar palavras que possam causar divisão ou discórdia. Praticarei a Diligência Correta para nutrir minha capacidade de compreensão, amor, alegria e inclusividade, e para transformar gradativamente a raiva, a violência e o medo que estão nas profundezas da minha consciência.
O Quarto Treinamento - (Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta”)
Clique aqui para ouvir o Quarto Treinamento na voz de Giselle Tigre.
Quinto Treinamento - Nutrição e Cura
Consciente do sofrimento causado pelo consumo descuidado, eu me comprometo a cultivar uma boa saúde - tanto física quanto mental - em mim mesmo, em minha família e na sociedade ao me alimentar, beber e consumir de maneira consciente. Praticarei a observação profunda do meu consumo dos Quatro Tipos de Nutrientes, a saber: alimentos comestíveis, impressões sensoriais, volição e consciência. Estou determinado a não me envolver em jogos de azar, não ingerir bebidas alcoólicas, não fazer uso de drogas, nem consumir produtos com conteúdo tóxico, como certos sites de internet, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, revistas, livros e conversas. Retornarei ao momento presente para entrar em contato com os elementos de frescor, cura e nutrição que estão dentro de mim, sem deixar que o arrependimento e a tristeza me arrastem para o passado ou que a ansiedade, o medo e a cobiça me tirem do momento presente. Eu me comprometo a não recorrer ao consumo como tentativa de encobrir minha solidão, ansiedade ou qualquer outro sofrimento. Contemplarei o interser e praticarei o consumo de uma maneira que preserve a paz, a alegria e o bem-estar no meu corpo, na minha consciência, e no corpo e na consciência coletivos da minha família, da sociedade e do Planeta Terra.
O Quinto Treinamento - (Do livro “Os cinco treinamentos para a mente alerta”)
Clique aqui para ouvir o Quinto Treinamento na voz de Giselle Tigre.
Os Cinco Treinamentos
A prática da mente alerta, como exposta pelo Thay, ajuda-nos a ter a plena consciência do que está acontecendo.
A energia de que precisamos para reagir às situações de sofrimento, mencionadas em cada treinamento, não é a do medo ou da raiva; é a energia da compreensão e da compaixão. Não há necessidade de acusar e condenar.
Aqueles que estão destruindo a si mesmos, suas famílias e a sociedade em que vivem nem sempre o fazem intencionalmente. Sua dor e solidão os dominam, e eles querem livrar-se delas. Precisam ser ajudados e não punidos.
Os treinamentos para a mente alerta, a concentração e o discernimento estão interligados. Praticar os treinamentos para a mente alerta aumenta a concentração, e a concentração é necessária para o discernimento. A mente alerta é a base da concentração, a concentração permite-nos olhar mais profundamente e o discernimento é o fruto do olhar profundo. Quando estamos bem conscientes, podemos observar que, deixando de fazer "isto", evitamos que "aquilo" aconteça.
Este tipo de discernimento não nos é imposto por uma autoridade exterior. É fruto da nossa própria observação. Praticar os treinamentos para a mente alerta ajuda-nos, pois, a ser mais calmos e concentrados e traz mais discernimento e iluminação, que tornam a nossa prática dos treinamentos para a mente alerta mais sólida.
A redação dos treinamentos foi atualizada em julho de 2009 pela Sangha durante o retiro de verão em Plum Village daquele ano. A redação acima é a versão desenvolvida pelas Sanghas brasileiras.
Perguntas Frequentes sobre os Treinamentos - (Entrevista)